Jacobina ultrapassa a marca dos 800 casos confirmados de coronavírus
06 de outubro de 2020, 17:20
10 pessoas já perderam a vida para a doença no município (Foto: Notícia Limpa)
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado na tarde desta terça-feira (6), o número de infectados pelo novo coronavírus em Jacobina ultrapassa a 800 casos. Desde a confirmação do primeiro caso na cidade, em 3 de abril deste ano, 10 pessoas perderam a vida para a Covid-19.
No informativo oficial que é divulgado no site da Prefeitura, consta que 806 pessoas já foram contaminadas, 619 já estão curadas da doença, 265 exames aguardam resultado do Laboratório Central da Bahia (Lacen) e dos cinqüenta leitos de enfermaria disponíveis no Hospital Regional Vicentina Goulart (HRVG), Centro de Referência para pacientes da Covid-19, apenas 4 estão ocupados. 2 pessoas estão internadas em hospitais de Salvador.
Durante entrevista em uma emissora de rádio local, na manhã desta quinta-feira, o prefeito Luciano Pinheiro anunciou que os 10 leitos de UTI´s que o município recebeu deverá ser entregue no próximo dia 18 de outubro, deste ano.
Após a flexibilização, com a abertura total do comércio, Jacobina passou a ter uma média diária de mais de 6 casos.Entre o dia 3 de abril até o dia 31 de maio, quando serviços essenciais e não essenciais voltaram a funcionar haviam 45 contaminados, uma média de pouco mais de um caso por dia.
Um dado chama a atenção, no mapeamento de casos por gênero e faixa-etária, mulheres com idades entre 20 e 29 se contaminaram mais que os homens na mesma faixa etária: 91 contra 75.
O bairro com maior número de infectados é o Leader, com 75 casos, seguido por Mundo Novo (72), Félix Tomaz (65), Peru (51), Centro (43) e Serrinha (38). Entre as comunidades rurais o maior distrito do município, o Junco é líder com 49 casos, depois aparece Lages do Batata (23), Pé de Serra (15), Caatinga do Moura 14, Novo Paraíso (12) e Tombador com 10
Boas Festas!