JACOBINA: Tremor de magnitude 2,5 mR na noite desta quinta-feira (27) foi o mais forte numa sequência de quatro em menos de uma semana

28 de março de 2025, 09:09

As ocorrências sísmicas em Jacobina têm preocupado moradores próximos dos epicentros (Foto: Gervásio Lima)

Em menos de uma semana a terra tremeu quatro vezes em Jacobina. Conforme boletim sísmico divulgado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) os abalos que ocorreram entre sexta-feira (21) e a noite desta quinta-feira (27), tiveram magnitudes entre 1,4 mR a 2,5 mR.

Conforme dados do LabSis/UFRN, Jacobina está entre os municípios do nordeste brasileiro com maior número de ocorrências sísmicas. Para tentar identificar o motivo causador dos eventos e seus epicentros, foram instalados sismógrafos na região das comunidades de Jaboticaba e Canavieiras, próximo de uma mineradora de ouro, onde os moradores relatam com frequência o medo por sentir os abalos.

“A cama balança, os copos caem da prateleira e até rachaduras nas paredes aparecem depois dos tremores. Vivemos assustados com esta situação”, conta uma moradora que pediu para não ser identificadas.

A Defesa Civil da Prefeitura Municipal ainda não se pronunciou com relação aos eventos sísmicos. Não existem relatos de danos materiais ou físicos após as últimas ocorrências.

Boas Festas!

VÍDEOS