Jacobina: No dia em que o município chega a 194 positivados, Prefeitura anuncia toque de recolher

08 de julho de 2020, 21:36

A movimentação nas ruas da cidade é considerada alta, inclusive na parte da manhã (Foto: Notícia Limpa)

No dia em que o município registra 194 casos confirmados do novo coronavírus, o prefeito Luciano Pinheiro baixa um novo decreto determinando ‘toque de recolher’. A decisão que já era previsível por conta do aumento diário de número de infectados, nos últimos sete dias a quantidade de positivados subiu de 125, no dia 1º de julho, para 194 nesta quarta-feira (8).

Mesmo sem uma comprovação científica, muitos moradores acreditam que a flexibilização do isolamento social, com a abertura total do comércio, contribuiu substancialmente com o aumento de contagiados. No dia 30 de maio deste ano, quando as atividades consideradas não essenciais voltaram a funciona, o Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde apontava que 45 pessoas haviam sido contaminadas; de lá para cá o aumento foi de 450 por cento, 149 casos a mais.

Toque de recolher – De acordo com o Decreto 212, publicado no Diário Oficial do Município, na tarde desta quinta-feira, está proibida a circulação de pessoas em todo o município, inclusive nas comunidades rurais, entre as 20 e 5 horas da manhã. A determinação entra em vigor a partir do próximo sábado, dia 11, A partir deste dia, os bares e restaurantes deverão encerrar suas atividades presenciais até as 18 horas. Continua proibido o transporte intermunicipal em todo o território e a venda de todo tipo de mercadorias nas feiras livres do município.

No decreto não especifica a data final para esta deliberação justificada, entre outras considerações, a necessidade de adoção de medidas para a redução do número de casos em ascensão na cidade. Conforme o documento, ‘a desobediência pode ser enquadrada como crime contra a saúde pública’.

Veja o Informativo Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Jacobina, divulgado nesta quarta-feira (8).

Boas Festas!

VÍDEOS