JACOBINA: Mineradora se manifesta sobre os transtornos causados pela circulação dos ônibus que transportam seus colaboradores

22 de janeiro de 2025, 07:17

A circulação dos ônibus por toda a cidade tem gerado desconforto e reclamações de moradores de Jacobina (Foto: Notícia Limpa)

Moradores de Jacobina se queixam dos transtornos causados por ônibus que prestam serviço à Jacobina Mineração Pan American Silver (JMC), transportando seus colaboradores em deslocamentos diários.

 Os veículos circulam por diversas ruas, muitas vezes, dependendo do horário, atrapalhando o trânsito da cidade. A movimentação provoca barulho, perturbando o descanso, nos horários de trocas de turno, inclusive no final da noite e início da manhã. 

Os ônibus, que mais parecem transportes coletivos municipais, dado a sua grande quantidade, circulam praticamente durante todo o dia, por diversas ruas e bairros da cidade, pegando e deixando os funcionários em praticamente todas as esquinas, causando aborrecimentos e reclamações. 

“Já estava na hora de rever esta logística e pensar em um ponto de apoio, uma espécie de centro de transporte em locais específicos da cidade para evitar essa movimentação”, sugere um morador do bairro Félix Tomaz, que pediu anonimato. Sua inquietação é a mesma de Antônio Carlos, residente no Jacobina 3. Segundo ele, quando não são os motores provocando desconforto para quem ainda está dormindo, inclusive doentes, causando inclusive danos nas estruturas físicas das residências, como rachaduras e deslocamentos de telhas, são os barulhos provocados pelo ‘converseiro’ dos que estão aguardando ou chegando do trabalho.

O Notícia Limpa procurou a assessoria de comunicação da Pan American, passando os problemas relatados pelos moradores e solicitando informações sobre a logística do transporte dos funcionários, e se já existe alguma discussão sobre a possibilidade de implantação de locais estratégicos para a chegada e a saída dos ônibus.

Em nota, ‘a empresa reconhece a importância de manter um diálogo aberto com a comunidade e de buscar soluções que minimizem os impactos de suas operações no dia a dia’. Com relação à sugestão de um terminal ou estação de transbordo, a JMC informa que está continuamente avaliando formas de otimizar suas operações. A empresa diz ainda na nota, que ‘está comprometida em avaliar os pontos levantados’.

VEJA ABAIXO A NOTA ENVIADA EXCLUSIVAMENTE PARA O SITE NOTÍCIA LIMPA:

Resposta ao portal Notícia Limpa 21/01/2025

Sobre circulação do transporte dos colaboradores A Jacobina Mineração Pan American Silver agradece ao portal Notícia Limpa por informar sobre a sua preocupação em relação à circulação dos ônibus que transportam os trabalhadores da JMC e suas terceirizadas em Jacobina. A empresa reconhece a importância de manter um diálogo aberto com a comunidade e de buscar soluções que minimizem os impactos de suas operações no dia a dia. Atualmente, o transporte dos colaboradores da JMC é planejado com o objetivo de oferecer segurança e eficiência no deslocamento, respeitando as legislações locais e buscando impactar o mínimo possível as comunidades. Importante ressaltar que a mão de obra da JMC é composta por 94% de profissionais de Jacobina e região. Buscar atender as pessoas mais próximas de suas residências é uma forma de garantir a segurança dos colaboradores da empresa e de promover o bem-estar.

Com relação à sugestão de um terminal ou estação de transbordo, a JMC informa que está continuamente avaliando formas de otimizar suas operações, considerando o bem-estar dos colaboradores, das comunidades e as demandas logísticas da atividade mineradora.

Por fim, a JMC está comprometida em avaliar os pontos levantados e reforçar também que qualquer situação específica pode ser reportada diretamente aos canais de atendimento da empresa – Ouvidoria 0800 0713230 (24h por dia) ou pelo e-mail jmcfaleconosco@br.panamericansilver.com – para que seja apurada de forma ágil e detalhada.

Os ônibus circulam por diversas ruas da cidade

Boas Festas!

VÍDEOS