Jacobina: Idosa não esconde a alegria e a confiança durante vacinação contra a Covid-19

10 de fevereiro de 2021, 15:24

Rosana Cerqueira (vacinadora) Nadígena Santana e Sandra Regina dos Santos, do Posto de Saúde da Família (PSF), do Bairro Caixa D´Água, foi a equipe responsável em vacinar a senhora Antônia Almeida Lima. (Foto: Notícia Limpa)


O relógio mostrava que faltavam poucos minutos para as 7 horas quando Dona Antônia apareceu na porta do sua residência, no bairro da Conceição em Jacobina, para varrer a ‘porta da rua’. “A arrumação da casa acontece todos os dias, mas hoje é especial pois vou receber a visita da turma da vacina. Quero deixar tudo bonito para o momento da minha vacinação”, justificou a idosa de 86 anos de idade o motivo de já estar na ‘labuta’ tão cedo.

Até a chegada da equipe de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, que aconteceu no meio da manhã desta quarta-feira (10), Dona Antônia não escondia a expectativa e a alegria em receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Do lar, viúva, mãe de 12 filhos, avó de mais de 35 netos, bisavó de mais de 20 e tataravó de uma netinha, ‘contando por alto’, como a mesma diz, ela faz questão de expressar sua crença em Deus e a confiança na ciência, “sempre pedir a Deus para mostrar uma cura para esta doença maluca e Ele através dos médicos e cientistas mostrou esta vacina para salvar a vida da gente e acabar com essa agonia do mundo”, comemorou depois de ser imunizada pela vacina chinesa Coronavac.

As vacinas contra a COVID-19 são umas das medidas mais econômicas para controlar a pandemia e diminuir os impactos na saúde, econômicos e sociais. Independente da nacionalidade, os imunizantes são os únicos responsáveis para, se não erradicar, frear a disseminação do novo coronavírus e da doença provocada pelo mesmo.

Cronograma de vacinação em Jacobina – A reportagem do NOTÍCIA LIMPA entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica de Jacobina, através do número 7436212217, e depois de várias tentativas conseguiu falar com um servidor que informou que não tinha dados concretos com relação ao cronograma oficial de vacinação contra a Covid-19 no município e a quantidade de vacinas já aplicadas, o que, segundo ele, só seria possível através de informações passadas por uma diretora ou pelas redes sociais. Passamos o contato do site para que fossemos informados oficialmente mas até o momento do fechamento desta matéria não recebemos um retorno.

Depois de mais de 40 dias do início da nova gestão, a Prefeitura de Jacobina ainda não regularizou a emissão do Boletim Epidemiológico do Coronavírus. A população e a imprensa só têm acesso às informações , limitadas e com atrasos, através das redes sociais. O Notícia Limpa tentou contato também com a secretária de Saúde, Kátia Alves, mas sem sucesso.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS