Jacobina: Equipe de UBS realiza vacinação na zona rural do município (Fotos)

07 de maio de 2020, 20:32

Equipe da UBS da Ladeira Vermelha em atividade na zona rural sob a coordenação da enfermeira Helen Mesquita (Foto: Ascom/PMJ)

(Da assessoria) – Em meio à pandemia e a luta contra a Covid-19 (novo coronavírus), o serviço na atenção básica tem sido primordial no município de Jacobina,  para que a população não sofra com a falta de serviços de saúde em seu cotidiano. Durante esta quinta-feira (7),  a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ladeira Vermelha realizou serviço de imunização (aplicação de vacinas) nas comunidades de Tapuio, Curralinho e Cachoeira dos Alves.

O atendimento domiciliar realizado pelos  profissionais faz parte das atividades da campanha de vacinação contra Influenza H1N1 e sarampo.

“Desde o mês de fevereiro nossa unidade de saúde passou a ser a referência para algumas comunidades rurais desta região, onde até meados de março estávamos visitando semanalmente com toda equipe e serviços. Evidente que hoje  as orientações de distanciamento social impactam na forma de trabalho, já que as visitas eram realizadas com a unidade móvel, o que neste momento poderia gerar aglomeração. Mmomentaneamente estes atendimentos estão sendo feitos somente em nossa UBS”, destacou a
coordenadora da UBS, a enfermeira Helen Mesquita, ressaltando que o perfil da sua equipe é de vivenciar o dia a dia das comunidades que estão na área de cobertura daquela unidade de saúdea, a exemplo dos bairros Mutirão, Inocoop e Ladeira Vermelha. “Hoje aqui estamos atendendo a população com o serviço de vacinação, que tem por finalidade a saúde preventiva da população”, completou.

Outro ponto observado durante as visitas foi, o comportamento da população da zona rural diante das mudanças de hábitos em virtude do momento adverso que vive a humanidade.

“A maioria das pessoas nesta região aderiu ao isolamento social e outros que residem na sede do município, também se recolheram ao sítio, priorizando a saúde e obedecendo procedimentos observados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando o contato, fazendo o uso da máscara e respeitando o período de quarentena” concluiu Helen.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS