Jacobina: Equipe de UBS realiza vacinação na zona rural do município (Fotos)
07 de maio de 2020, 20:32
Equipe da UBS da Ladeira Vermelha em atividade na zona rural sob a coordenação da enfermeira Helen Mesquita (Foto: Ascom/PMJ)
(Da assessoria) – Em meio à pandemia e a luta contra a Covid-19 (novo coronavírus), o serviço na atenção básica tem sido primordial no município de Jacobina, para que a população não sofra com a falta de serviços de saúde em seu cotidiano. Durante esta quinta-feira (7), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Ladeira Vermelha realizou serviço de imunização (aplicação de vacinas) nas comunidades de Tapuio, Curralinho e Cachoeira dos Alves.
O atendimento domiciliar realizado pelos profissionais faz parte das atividades da campanha de vacinação contra Influenza H1N1 e sarampo.
“Desde o mês de fevereiro nossa unidade de saúde passou a ser a referência para algumas comunidades rurais desta região, onde até meados de março estávamos visitando semanalmente com toda equipe e serviços. Evidente que hoje as orientações de distanciamento social impactam na forma de trabalho, já que as visitas eram realizadas com a unidade móvel, o que neste momento poderia gerar aglomeração. Mmomentaneamente estes atendimentos estão sendo feitos somente em nossa UBS”, destacou a
coordenadora da UBS, a enfermeira Helen Mesquita, ressaltando que o perfil da sua equipe é de vivenciar o dia a dia das comunidades que estão na área de cobertura daquela unidade de saúdea, a exemplo dos bairros Mutirão, Inocoop e Ladeira Vermelha. “Hoje aqui estamos atendendo a população com o serviço de vacinação, que tem por finalidade a saúde preventiva da população”, completou.
Outro ponto observado durante as visitas foi, o comportamento da população da zona rural diante das mudanças de hábitos em virtude do momento adverso que vive a humanidade.
“A maioria das pessoas nesta região aderiu ao isolamento social e outros que residem na sede do município, também se recolheram ao sítio, priorizando a saúde e obedecendo procedimentos observados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), evitando o contato, fazendo o uso da máscara e respeitando o período de quarentena” concluiu Helen.
Boas Festas!