Jacobina: Em dia de ponto facultativo lojas abrem sem presença de clientes no Dia de Corpus Christi (Fotos)
03 de junho de 2021, 16:27
A Rua Manoel Novaes que se transformava em um gigantesco tapete confeccionado com serragens e cal durante as comemorações de Corpus Christi não recebeu nem a tradicional procissão católica para lembrar a data (Foto: Notícia Limpa)
“A Prefeitura Municipal de Jacobina, a Associação Comercial e Industrial, a Câmara de Dirigentes Lojistas, o Sindicato Patronal, informa a todos os empresários que a data religiosa de Corpus Christi dia 03 de Junho será ponto facultativo, ficando assim a critério dos empresários o funcionamento ou não dos seus estabelecimentos”. Este foi o comunicado emitido pelas entidades mencionadas no texto com relação ao dia que antes da pandemia de Covid-19 era considerado feriado.
Muitas empresas, principalmente lojas comerciais funcionaram normalmente nesta quinta-feira, 3, em Jacobina, contrariando a vontade dos seus funcionários e a tradição católica. Por conta da orientação do distanciamento e isolamento social para evitar a proliferação e a contaminação do coronavírus muitas ações estão sendo de forma limitada, enquanto o funcionamento de lojas e a movimentação de pessoas nos estabelecimentos e nas ruas da cidade estão acontecendo como se nada estivesses acontecendo. como se a pandemia da Covid-19 que já matou quase 500 mil pessoas no Brasil e mais de 70 somente em Jacobina não existisse.
Ao contrário de outras repartições públicas, Os Correios, órgão federal, funcionou normalmente durante todo o dia
Com as agências bancárias fechadas e mais de 50%¨das lojas do centro da cidade fechada a movimentação de pessoas foi muito baixa, contrariando lojistas que insistiram em manter o comércio aberto. “Eu como católica, acho um desrespeito com a tradição religiosa o funcionamento do comércio. O dinheiro não pode estar acima da coerência e dos preceitos bíblicos”, reclamou uma comerciária que trabalhou neste Dia de Corpus Christi, seguida por um colega de profissão que também não quis ser identificado: “esta visão liberal, capitalista e escravocrata não deveria ser apoiada pela gestão municipal que tem a frente um membro de Partido Comunista”.
Corpus Christi
Corpus Christi é uma data comemorativa que faz parte do calendário católico em homenagem ao sacramento da eucaristia. A comemoração foi instituída pela Igreja no século XIII. A expressão latina Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”, cujo nome litúrgico completo é Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo. A realização da eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa.
Ainda dentro da teologia católica, acredita-se que na eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação, no qual os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade.
Praças Rio Branco
Boas Festas!