Jacobina: Depois de dois anos, tradicional subida à Serra do Cruzeiro na Sexta-feira Santa é liberada (Fotos)

15 de abril de 2022, 11:40

Jacobinenses e visitantes cumprem uma das principais tradições da Sexta-feira Santa, a subida à Serra do Cruzeiro (Foto: Notícia Limpa)

Com o controle da pandemia de Covid-19 e o aumento do número de pessoas vacinadas em todo o país, a tradicional subida a Serra do Cruzeiro, em Jacobina foi liberada. Depois de dois anos, a população local e visitantes voltaram a um dos principais pontos de peregrinações e de turismo do interior da Bahia.

A subida ao Cruzeiro de Jacobina é, além de uma demonstração de fé, um programa turístico que envolve muitas vezes famílias completas. Crianças e até mesmo idosos fazem questão de ‘encarar’ os mais de 360 degraus (um para cada dia do ano), durante todo o dia da Sexta-feira Santa.

Este ano, mesmo timidamente, um grande número de pessoas cumpriu a tradição, mas sem a presença do governo municipal, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos antes da pandemia, quando equipes da Prefeitura se fizeram presentes, com prepostos da área de saúde e uma ambulância de plantão, a guarda civil presente e distribuições De lanches e água para os que subiam a serra.

Outro ponto negativo observado foi a comercialização de bebidas alcoólicas e a presença de garrafas de vidro no entorno da cruz e da Casa das Velas, sem nenhuma fiscalização.

“Subo a serra do cruzeiro desde criança, antes da construção da escadaria, e confesso que por conta da violência que temos presenciado no mundo, me sinto inseguro por não ver a presença de uma segurança na serra”, relatou o comerciante José dos Santos.

Boas Festas!

VÍDEOS