Jacobina: Convite para a reinauguração de sala de velório vira motivo de chacota

01 de novembro de 2019, 12:59

A reinauguração da Sala de Velório Municipal acontecerá neste sábado, dia 2, às 9 horas. (Foto: Notícia Limpa)

Na manhã desta sexta-feira (1º), algumas autoridades e órgãos de imprensa do município de Jacobina, na Bahia, receberam o convite para participação da reinauguração da Sala de Velório da cidade, um ambiente público destinado a velar o corpo de falecidos.

A obra que foi reformada com recursos próprios, conta com banheiros, duas salas amplas e climatizadas e fica localizada anexo ao Cemitério Jardim da Saudade. Na parte exterior do prédio foi construído uma praça e um quiosque, com uma arquitetura diferenciada; motivo inclusive, de elogios.

O convite para a reinauguração do espaço que será utilizado no pior momento para uma família está sendo motivo de humor negro, com piadas que lembram a tentativa da inauguração do ‘cemitério de Sucupira’, da trama de O Bem Amado que se desenrolou em Sucupira, uma fictícia cidadezinha do litoral da Bahia, administrada por Odorico Paraguaçu, antológica interpretação de Paulo Gracindo. Os comentários satíricos vão desde: “os convidados se dizem ressabiados com a ideia de reinaugurar uma sala de velório”, até, “quem vai pagar o caixão”?

A reinauguração da Sala de Velório Municipal, Deocleciano da Rocha Passos Neto (homenagem ao pai do ex-prefeito Leopoldo Passos), acontecerá neste sábado, dia 2, às 9 horas, com um momento ecumênico. 

O Bem Amado – O “bem-amado” em questão é o corrupto e demagogo Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), candidato a prefeito de Sucupira, adorado pela maior parte da população. Como não há um cemitério na cidade, o que obriga os moradores a enterrar seus mortos em municípios vizinhos, o político se elege com o slogan “Vote em um homem sério e ganhe um cemitério”. O problema é que não morre ninguém para que a obra seja inaugurada. O prefeito resolve, então, lançar mão de todo tipo de artifício para não perder o apoio popular, até mesmo consentir a volta à cidade do matador Zeca Diabo (Lima Duarte), com a garantia de que ele não será preso. Há a esperança de que ele mate alguém e lhe arranje um defunto. O prefeito só não imaginava que Zeca Diabo volta a Sucupira disposto a nunca mais matar ninguém, pois quer virar um homem correto.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS