Jacobina confirma os primeiros casos de coronavírus nesta quarta-feira (6)

06 de maio de 2020, 21:12

Jacobina entra na estatística mundial ao confirmar oficialmente os primeiros casos do novo coronavírus (Foto: Notícia Limpa)

O município de Jacobina acaba de oficializar dois casos do novo coronavírus. A notícia foi dada pelo prefeito Luciano Pinheiro através de um pronunciamento distribuído nas redes sociais. Desde o último final de semana já haviam circulado as informações das suspeitas na cidade, mas a Secretaria de Saúde aguardou a confirmação do resultado do exame pelo Laboratório Central do Estado da Bahia (Lacen), o que só aconteceu nesta quarta-feira (6). O nome, a idade e o sexo dos contaminados não foram informados.

Além do Decreto que flexibilizou a abertura de praticamente todos os estabelecimentos comerciais, aumentando o número de pessoas circulando no centro da cidade, principalmente nas proximidades das agências bancárias, lotéricas e agentes bancário, o risco de disseminação da Covid-19 é uma preocupação constante do jacobinense que recebe diariamente, sem nenhum impedimento ou fiscalização efetiva, a presença de pessoas oriundas das mais diversas regiões do país, principalmente de cidades com casos confirmados como Capim Grosso, Saúde, Caldeirão Grande, Umburanas e outras.

No vídeo compartilhado nas redes sociais o prefeito Luciano pede que a população continue ajudando e diz que ‘a qualquer momento o problema iria chegar, pois Jacobina é um município de quase 100 mil habitantes’. O gestor disse ainda que todas as medidas de higienização de locais públicos e a organização de filas nos bancos, iniciada a partir da manhã desta quarta-feira, estão sendo adotadas, ‘visando prevenir o contágio e incentivando o distanciamento’. Na gravação, o prefeito voltou a garantir a implantação de 10  leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Municipal Regional Vicentina Gourlart.

Em entrevista concedida ao Notícia Limpa no dia 24 de abril, durante o lançamento do projeto social ‘Jacobinidade & Solidariedade’, no Centro Cultural Edmundo Izidoro dos Santos, o prefeito Já mostrava preocupação com a aglomeração das pessoas que buscam o saque do auxílio emergencial do Governo Federal, mas defendia a abertura do comércio. Quanto aos decretos em relação à abertura do comércio e se existe a possibilidade de voltar a quarentena com o fechamento o seu fechamento caso viesse surgir algum caso, ou surgindo ou não, mas com a aproximação dos casos já notificados na região, e se o prefeito tinha algum pensamento sobre o assunto, Luciano disse que a cidade estava se comportando bem e não tinha planos para revogar as medidas de prevenção, mas que era preciso que pudesse contar com a compreensão dos comerciantes e da população de maneira geral. “As decisões foram tomadas em conjunto, a gente vive um momento de uma quantidade significativa de recursos na mão de muitas pessoas, a ajuda do governo federal é de fundamental importância e os menos favorecidos têm tido essa oportunidade em ter esse alívio em sua manutenção, fora o apoio que a prefeitura tem dado. Temos que ter o bom senso neste momento de que os comerciantes se aproveitem desta situação e possam amenizar o seu faturamento no tempo que estiveram fechados, sem deixar de olhar as questões de saúde”, salientou o prefeito na época.

No pronunciamento de hoje o prefeito não comentou sobre quais as ações seriam tomadas a partir das confirmações da presença do coronavírus no município.

 

Boas Festas!

VÍDEOS