Já recebeu um pedido de amizade de alguém que já era seu amigo? Cuidado

22 de dezembro de 2019, 12:01

Podem não ser um novo perfil desse amigo, mas sim um pirata informático (Foto: Reprodução)

Já recebeu um pedido de amizade no Facebook de alguém que já era seu amigo e achou que se tratava apenas de um novo perfil? Cuidado, poderá ser um hacker.

 Perante esta situação, o que deve fazer é ter prudência e tentar perceber se efetivamente se trata de um novo perfil desse amigo. Isto porque poderá ser outra pessoa a fazer-se passar pelo utilizador. Muitas vezes, como alerta o La Vanguardia, são piratas informáticos que utilizam fotos e nomes de pessoas legítimas para acessarem aos contatos do perfil.

Estes hackers enviam convites de amizade aos contatos da pessoa real e estabelecem conversas para ganharem a confiança do interlocutor. Quando conseguem, persuadem a pessoa e fazem-na acreditar que estão com problemas financeiros e que precisam de dinheiro. Há quem acabe por ceder e dar quantias monetárias. 

Os utilizadores do Facebook – e das restantes redes sociais – devem ainda ter cuidado com a password que utilizam, devendo optar por uma senha forte. Recorde-se que é sabido que há contínuas fugas de informação, mas, para já, nenhuma delas está relacionada com acesso a passwords.

Com efeito, os especialistas alertam que os utilizadores devem ter atenção ao seu perfil, por forma a perceber se há comportamentos suspeitos como mudanças de informação, pedidos de amizade estranhos e publicações que não tenha realizado. Outras dicas alertam para que esteja atento a inícios de sessão não solicitados e a emails que indiquem que a sua senha foi alterada.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS