Hortaliças são os primeiros frutos das ações dos quintais produtivos do Território Mata Branca em Caém

07 de julho de 2023, 10:37

Famílias da comunidade Várzea do Boi estão produzindo hortaliças em seus quintais produtivos (Foto: Ascom/PMC)

As ações para as implantações dos quintais produtivos em Caém, através do projeto Território Mata Branca, começam a apresentar os resultados na prática. Com as construções de cisternas, cm parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através do Programa Pró-Semiárido, famílias já estão produzindo hortaliças em suas propriedades rurais.

O projeto que inclui 26 cisternas e 26 quintais produtivos com hortas e galinheiros visa promover a melhoria de renda e segurança alimentar das famílias atendidas e incentivar o emprego do sistema de culturas associado à prática de manejo de solo sustentável, o que diminui a pressão sob a vegetação nativa, a caatinga.

A produção, em especial das hortaliças, deverá ser adquirido pelo município pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), contribuindo assim, na promoção da melhoria na renda das famílias beneficiadas.

As comunidades beneficiadas neste primeiro momento são a de Várzea Redonda, Zé da Costa, Várzea do boi e Várzea Dantas. Serão investidos cerca de 300 mil reais nestas comunidades, com recursos advindos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa Pró-semiárido do Governo da Bahia e apoio da Prefeitura, em atividades de assistência técnica, capacitação, estruturações físicas e aquisição de equipamentos técnicos e tecnológicos para impulsionamento de quintais agroecológicos e avicultura.

*O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.