Grupo Internacional de Capoeira Jacobina Arte realiza evento na Turquia

11 de março de 2020, 14:53

Turcas dão boas vindas ao mestre Pit Bull na cidade de Istambul (Foto: Jacobina Arte)

O Grupo de Capoeira Jacobina Arte realizou entre os últimos dias 6 e 8 de março, mais um evento internacional, desta vez foi na maior cidade da Turquia, Istambul. Foram três dias de festa esportiva, com muita dança e gingado, características da capoeira, modalidade de origem africana, mas com fama de ser brasileira.

O momento foi para marcar a formatura de mais um mestre que passa a integrar o time do Jacobina Arte, o turco Taner Tokgos, que passa a se chamar ‘Mestre Santo’. Durante os dias do evento aconteceram também cerimônias de entrega de cordas para cerca de 400 alunos da Turquia. A celebração que foi prestigiada por inúmeras pessoas, contou com muita música de capoeira, percussão, berimbau e, principalmente, rodas de capoeira entre alunos, professores e mestres.

Para o jacobinense e fundador do Grupo Internacional Jacobina Arte, Marcos Paulo Brandão, o Mestre Pitbull, o evento realizado em Istambul é uma demonstração do aumento de admiradores e adeptos da capoeira em todo o mundo. “A capoeira já é praticada em diversos continentes, mas a cada evento que realizamos percebemos que além da procura pela necessidade da prática de exercício físico os praticantes procuram a arte por amor ao que ela representa na história. Cada evento que participamos trata-se de um momento especial para a comunidade capoeirista”, disse o mestre Pit bull.

Criada pelos escravos que vieram da África a capoeira é uma arte da expressão cultural brasileira, na qual mistura dança, arte marcial, esporte, cultura popular e música. É uma luta corporal que difere das demais, pois nela está inserida a música. A graduação na Capoeira é simbolizada pelas cordas, cada grau de uma cor e são atadas na cintura do jogador.

Os organizadores do evento intitulado ‘Jacobina Arte na Turquia foram os mestres: Pit Bull, Chinaxe e Ligeirinho e os contramestre, Montanha. O agora mestre Santo e sua esposa Estrela foram os anfitriões.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS