Grupo Internacional de Capoeira Jacobina Arte realiza evento na Turquia
11 de março de 2020, 14:53
Turcas dão boas vindas ao mestre Pit Bull na cidade de Istambul (Foto: Jacobina Arte)
O Grupo de Capoeira Jacobina Arte realizou entre os últimos dias 6 e 8 de março, mais um evento internacional, desta vez foi na maior cidade da Turquia, Istambul. Foram três dias de festa esportiva, com muita dança e gingado, características da capoeira, modalidade de origem africana, mas com fama de ser brasileira.
O momento foi para marcar a formatura de mais um mestre que passa a integrar o time do Jacobina Arte, o turco Taner Tokgos, que passa a se chamar ‘Mestre Santo’. Durante os dias do evento aconteceram também cerimônias de entrega de cordas para cerca de 400 alunos da Turquia. A celebração que foi prestigiada por inúmeras pessoas, contou com muita música de capoeira, percussão, berimbau e, principalmente, rodas de capoeira entre alunos, professores e mestres.
Para o jacobinense e fundador do Grupo Internacional Jacobina Arte, Marcos Paulo Brandão, o Mestre Pitbull, o evento realizado em Istambul é uma demonstração do aumento de admiradores e adeptos da capoeira em todo o mundo. “A capoeira já é praticada em diversos continentes, mas a cada evento que realizamos percebemos que além da procura pela necessidade da prática de exercício físico os praticantes procuram a arte por amor ao que ela representa na história. Cada evento que participamos trata-se de um momento especial para a comunidade capoeirista”, disse o mestre Pit bull.
Criada pelos escravos que vieram da África a capoeira é uma arte da expressão cultural brasileira, na qual mistura dança, arte marcial, esporte, cultura popular e música. É uma luta corporal que difere das demais, pois nela está inserida a música. A graduação na Capoeira é simbolizada pelas cordas, cada grau de uma cor e são atadas na cintura do jogador.
Os organizadores do evento intitulado ‘Jacobina Arte na Turquia foram os mestres: Pit Bull, Chinaxe e Ligeirinho e os contramestre, Montanha. O agora mestre Santo e sua esposa Estrela foram os anfitriões.
Boas Festas!