Grêmio e Internacional voltam aos treinos no início da semana

03 de maio de 2020, 18:27

Seis equipes já trabalham com os jogadores, mas virtualmente: Bahia, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Flamengo, Fluminense e RB Bragantino (Foto: Reprodução)

Ainda em meio à crise provocada pela pandemia de covid-19, os principais times do futebol brasileiro sinalizam a volta às atividades. Os gaúchos serão os primeiros a se reapresentarem. Com autorização da Prefeitura de Porto Alegre, a dupla Grêmio e Internacional recomeça os treinos presenciais esta semana: nesta segunda-feira (4), a comissão técnica do Colorado e os funcionários do Tricolor se apresentam; na terça-feira (5) será a vez dos jogadores de ambos os times.

Seis equipes já trabalham com os jogadores, mas virtualmente: Bahia, Botafogo, Bragantino, Coritiba, Flamengo, Fluminense e RB Bragantino. Os clubes já divulgaram exercícios a serem feitos pelos atletas, separadamente, mas já com horários definidos. O Flamengo, inclusive, já está testando funcionários e atletas para covid-19, aguardando apenas a liberação de autoridades de saúde do Rio de Janeiro para voltar a trabalhar no Ninho do Urubu.

A volta ao trabalho combina com o interesse do Ministério da Saúde, que em carta enviada aos clubes e à CBF se manifestou favorável à volta do futebol. O documento ressalta que os jogos, sem a presença de público e com transmissão pela TV, ajudariam a reduzir a presença de pessoas nas ruas, ampliando as taxas de isolamento social. No entanto, a pasta ressalta que caberia a cada Secretaria Estadual de Saúde definir que tipo de atividades esportivas podem ser realizadas em cada federação.

A CBF confirma que a finalização dos Estaduais é importante porque, só após o complemento dessas competições, terá início o Brasileirão. O secretário-geral da CBF, Walter Feldman, reconhece que não cabe à entidade definir datas, mas diz achar importante a volta aos treinos para que os jogadores estejam prontos o quanto antes para quando o futebol for liberado. 

Mas apesar do movimento de retorno, o Campeonato Mineiro não deverá retornar antes do fim de junho. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o presidente da Federação Mineira, Adriano Aro, confirmou essa informação no último sábado (2).

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS