Governo amplia acesso à água e fortalece agricultura familiar em áreas rurais do território de Irecê

04 de fevereiro de 2026, 15:57

O acesso à água em áreas rurais do território de Irecê vem sendo ampliado pelo Governo da Bahia (Foto: Adenilson Nunes GOV/BA)

O acesso à água em áreas rurais do território de Irecê vem sendo ampliado pelo Governo da Bahia por meio da implantação de cisternas, investimentos produtivos e ações de fortalecimento da agricultura familiar. As iniciativas integram políticas estruturantes de convivência com o semiárido e desenvolvimento rural sustentável.

“Planejamento, investimento e presença nos territórios têm permitido ao Governo da Bahia avançar no enfrentamento dos efeitos da estiagem”, pontuou a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Moraes.

Por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades), foram implementadas 967 cisternas de placa em comunidades rurais, escolas e áreas de produção de alimentos. A ação, realizada em parceria com o Governo Federal e entidades da sociedade civil, contou com investimento de R$ 4,9 milhões e integra o Programa Bahia Sem Fome, ampliando a capacidade de armazenamento de água de chuva no território.

“Trata-se de uma ação que viabiliza a oferta hídrica e a segurança alimentar para as famílias. A tecnologia social de construção das cisternas envolve lideranças, comunidades e instituições do território, levando uma solução de armazenamento de água para os períodos de estiagem e capacitando as famílias para boa gestão do equipamento. É, sem dúvidas, uma política pública eficaz”, garantiu a titular da Seades, Fabya Reis.

No ciclo 2023/2025, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executa diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Entre estas, a implantação de instalações para criação de caprinos e ovinos, a contratação de agentes de negócios e de assistência técnica e extensão rural, além da requalificação de unidades de beneficiamento de mandioca.

Também estão em andamento ações como implantação de viveiros de mudas, reflorestamento, melhorias em infraestrutura hídrica rural e intervenções produtivas, com o objetivo de ampliar a resiliência das comunidades rurais frente aos períodos de estiagem e promover geração de renda no campo.

Publicidade

VÍDEOS