Folha poderosa: Surpreenda-se com os benefícios do louro
11 de outubro de 2023, 11:58
Não faltam utilidades para a folha de louro (Foto: Reprodução)
Dos louros da vitória à feijoada
Originária do meditârreo, louro (Laurus nobilis) é uma espécie perene que pode chegar a até 20 metros, conhecida por sua folhagem fina, constante e com cheiro forte.
Famosa, fez parte de vários momentos da história e desde os primórdios já possui inúmeras utilidades.
Como por exemplo, no Cristianismo, onde utilizavam folhas de louro para cobrir os mortos em suas sepulturas para simbolizar a vida eterna, porque a planta permanece sempre verde.
Outro exemplo, menos mórbido, é listado na Grécia antiga onde os ramos de louro eram utilizados para confeccionar coroas que eram presenteadas aos atletas campeões de provas olímpicas, e por isso a sentença:Os Louros da Vitória.
Além do simbolismo o louro é uma planta medicinal rica em nutrientes, como:
Potássio, cálcio, hidratos de carbono, fibras, fósforo, magnésio, ácido fólico, vitaminas B6, B9 e C.
Folhas de Louro e suas utilidades
Por esse motivo é muito utilizada na medicina tradicional para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, infecções, estresse ou ansiedade, por exemplo.
Contudo é importante saber a forma correta de utilizar e aplicar para usufruir de todos os seus benefícios. Conheça nove deles:
Analgésico e anti-inflamatório
As folhas de louro contêm eugenol, composto usado em medicamentos anti-inflamatórios. Por isso, é muito utilizada para amenizar inflamações por todo o corpo.
Além disso,o louro também tem propriedades analgésicas, ajudando a amenizar dores de cabeça, nas articulações, cólicas menstruais e por aí vai.
Assim, uma ótima opção para consumir é como chá com as folhas secas ou verdes.
Antimicrobiano e antifúngico
O extrato e os óleos de folha de louro atuam muito bem contra algumas bactérias como Staphylococcus aureus, Enterococcus sp., Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa, que são responsáveis por infecções da pele, sistema gastrointestinal e vias urinárias, por exemplo.
Além de ser também um eficiente agente contra algumas espécies de fungos.
Relaxante e alivia o estresses e ansiedade
Por conter substâncias como o linalol e o cineol, as folhas de louro liberam óleos essenciais que ajudam a relaxar o sistema nervoso central, aliviando o estresse e a ansiedade.
Dessa forma, o ideal é queimá-las, pois a fumaça produzida tem um efeito relaxante para o corpo e a mente.
Contudo, é preciso ter cuidado, porque a inalação dessa fumaça regularmente pode causar alucinações. Com isso o ideal é não usar essa técnica com muita frequência.
Controle da diabetes
As folhas de louro melhoram a função da insulina, que é responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue após a alimentação, sendo assim uma ótima aliada na prevenção e controle da diabetes.
De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia pode ajudar a controlar alguns sintomas em pessoas com diabetes tipo 2.
Melhora a respiração
Por possuir efeito expectorante, as folhas de louro, têm a capacidade de eliminar o excesso de catarro e muco presente nas vias respiratórias.
Além disso, por ter função antibactericida e anti séptica, também é útil para eliminar qualquer bactéria ou vírus que possa causar infecções no sistema respiratório, prevenindo, assim, o aparecimento de doenças.
Dessa maneira a melhor forma de consumir as folhas para essa função é através do vapor a partir do óleo das folhas de louro
Para fazer o óleo é basta misturar 1 colher de chá (5 g) de folhas de louro secas e 1 xícara (200 g) de óleo de amêndoa doce em um frasco de vidro hermético que contém 200ml, fechar bem e deixar em conserva por 40 dias.
Retarda Envelhecimento
Essa é para aproveitar o óleo que já foi feito para a respiração!
Já que o óleo de louro também é uma maravilha para cuidar da pele, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas possui a fórmula perfeita para manter a pele limpa e retardar o envelhecimento.
Regular os níveis de colesterol
Os óleos essenciais retirados do extrato das suas folhas secas do louro tem em sua composição o cineol e polifenóis.
Esses componentes têm capacidades antioxidantes que ajudam a regular o colesterol sanguíneo, diminuindo o colesterol LDL e triglicerídeos, aumentando o nível de colesterol HDL no sangue.
Dessa maneira, a folha de louro pode ser uma ótima aliada na prevenção e alterações cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose ou derrame cerebral.
Regular o fluxo menstrual
Com propriedades que estimulam o útero a folha de louro se faz uma ótima ajuda para para quem tem um fluxo menstrual muito irregular.
Da mesma forma, se faz eficiente também para quem sofre com amenorreia (falta de menstruação mesmo em idade fértil).
Diurético natural
Como muitas outras plantas, o louro não poderia ficar para trás.
Logo, faz parte do time de diuréticos naturais, atua hidratando o organismo, combatendo inchaços e a retenção de líquidos. Com isso, por conta de suas propriedades diuréticas, a folha de louro também estimula o funcionamento do sistema urinário.
Chá de folha de louro
Muitas das opções acima para usufruir dos benefícios do Louro são feitas com o chá da folha seca ou fresca.
Então para não errar no tratamento natural segue a receita dos chá com os dois tipos de folhas:
Chá de folha de louro seca
1 folha de louro seca
1 xícara de água
Coloque a folha de louro na água fervente e deixe repousar fora do fogo por cerca de 10 minutos. Em seguida, coe.
Chá de folha de louro fresca
2 folhas de louro picadas grosseiramente
1 xícara (chá) de água
Coloque as folhas e a água em uma panela e leve ao fogo. Assim que ferver, espere 2 minutos e desligue o fogo. Deixe em infusão em panela tampada por 3 minutos.
Importante sempre salientar que o uso de plantas não substitui os medicamentos em tratamento médicos, além disso todos os tratamentos citados acima devem ser realizados com supervisão de um médico.
Boas Festas!