Filho de Caém irá trabalhar em uma das principais universidades dos EUA

11 de abril de 2023, 11:42

Luiz Henrique e sua mãe Patrícia foram recebidos pelo prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira (Foto: Reprodução)

O caenense Luiz Henrique Lola Pereira, de 22 anos de idade, entrará para o seleto grupo de funcionários da Universidade de Yale nos Estados Unidos da América(EUA). Recém formado em biomedicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), no Piauí, Luiz Henrique foi descoberto pelos americanos após ter concluído um curso de monitoria online em preparação para a carreira de cientista.

Filho dos servidores público municipal, Patrícia Matos Lola Pereira e Sidney dos Reis Pereira (Didi), Luiz desde pequeno já se destacava entre seus colegas de sala de aula, sendo considerado um ‘menino prodígio’. A mãe conta que o garoto sempre gostou de estudar. “Quando ele chegava da escolinha ele queria logo fazer a tarefa de casa, antes mesmo de almoça, sempre foi assim, quando estudava o Jardim I ele passou direto para a alfabetização porque já estava lendo as primeiras sílabas”, contou Patrícia.

Na Universidade de Yale irá contribuir para as pesquisas na área de câncer no pâncreas.

A ida de Luiz para os EUA é considerado um grande feito para um brasileiro que sai de sua pequena cidade natal para literalmente ganhar o mundo. A Universidade de Yale é uma instituição de ensino superior privada americana, situada em New Haven, Connecticut. Ela é a terceira mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos e está constantemente entre as 20 melhores do mundo, segundo os principais rankings universitários em 2022. A sua origem remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais queriam criar uma faculdade para preservar a tradição da educação liberal europeia.

Passaram pela universidade cinco ex-presidentes americanos (dentre eles George Bush pai e filho, e Bill Clinton), além de dezenas de líderes mundiais e mais de 60 ganhadores do prêmio Nobel.

Luiz Henrique durante sua colação de grau no curso de Biomedicina