Festa para a mais nova médica jacobinense

02 de setembro de 2019, 16:06

Ítala Mota concluiu a graduação em Medicina pela Univasf (Foto: Gervásio Lima)

 

“Um final de semana que ficará marcado em nossas vidas”, resume o eufórico casal jacobinense Edelzuita Maria (Ita) e Antonio Carlos da Mota (Carlinhos do PT), a passagem dos dois últimos dias do mês de agosto deste ano. Na sexta-feira (30), a sua primogênita Ítala colou grau no curso de Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Carlinhos do PT e sua esposa Ita

O almejado momento por estudantes que dedicam parte de suas vidas para o conhecimento acadêmico, a solenidade de formatura é um momento único estendido para todos os familiares. Quando se trata de uma área que ‘cuida da vida’, a dedicação geralmente é um pouco diferenciada, talvez por isso torne a graduação em Medicina algo tão esplendoroso.

Com o auditório do Campus da Univasf/Juazeiro completamente lotado, aconteceu na noite do dia 30 de agosto a colação de grau da Turma 2012 de Medicina. Alegria, lágrimas, descontração, nervosismo, entre outros mais diversos sentimentos sintetizaram as emoções de formandos e familiares.

No sábado (31), foi a vez do disputado ‘Baile de Formatura’. O palco para um dos maiores eventos particulares do Pernambuco foi a sede do Iate Clube de Petrolina, que fechou com chave de ouro as comemorações oficiais da formatura. O Mega evento mostrou que qualidade e glamour foram o que os formandos, seus familiares e amigos compartilharam naquela noite. Forró, axé, sertanejo, MPB, brega, pagode, rock… Uma diversidade de ritmos musicais, para todos os gostos, tornou a festa mais bonita e democrática. A alegria foi contagiante.

A cerimônia de formatura é o ápice do processo de formação é uma celebração muito importante para os alunos e seus familiares. E para fazer jus a esta afirmação, Ítala, seus pais Ita e Carlinhos, sua mana Maria Luíza (também estudante de Medicina) e sua avó Edite Maria (Dona Dete), fizeram questão de convidar seus familiares e amigos para este grande dia.

Um churrasco oferecido no domingo (01/09), na Chácara Bem Estar, na zona rural entre os municípios de Petrolina e Juazeiro, completou a grande festa.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS