Famílias de comunidades rurais de Caém recebem módulos sanitários que não precisam de uso de água

13 de julho de 2022, 10:11

Diferentemente dos sanitários químicos, o sanitário sustentável é um sistema autônomo que garante um manejo higiênico e seguro (Foto: Ascom/PMC)

O município de Caém entregou oficialmente na tarde do último dia 9, às famílias das comunidades rurais de Cercado Velho e Várzea da Porta, 25 sanitários sustentáveis. 

Os equipamentos, que são uma tecnologia alemã, é o que existe de mais moderno no mundo. Desenvolvido exclusivamente para atender áreas semiáridas, com pouca disponibilização ou de difícil acesso a água, funcionam com um sistema a seco, sem necessidade de descarga ou de fossa séptica.

Diferentemente dos sanitários químicos, o sanitário sustentável é um sistema autônomo que garante um manejo higiênico e seguro, que funciona sem energia elétrica, sem produtos adicionais e com manutenção semestral. Por conta de um sistema especial de exaustão os equipamentos funcionam a base do calor do sol e do vento. O equipamento fornece conforto térmico e exala nenhum odor.

A aquisição dos módulos sanitários foi a partir da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, a Fundação Luiz Eduardo Magalhães e a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). Caém é o segundo município do brasil a ser contemplado com esses sanitários inovadores.

Durante a entrega, o prefeito de Caém Arnaldo Oliveira, destacou a importância dos módulos para a saúde das famílias contempladas. “A falta de um sanitário em uma casa deixa seus moradores totalmente vulneráveis a manifestação de doenças, impactando diretamente na saúde. Com a chegada dos sanitários sustentáveis irá melhorar substancialmente a qualidade de vida e proporcionar mais saúde à população. Estamos em busca constante por benefícios que tragam dignidade para a nossa população”, disse Arnaldinho.

O prefeito Arnaldinho destacou a importância dos equipamentos na vida dos beneficiados

Boas Festas!

VÍDEOS