Faculdade de Medicina da Bahia será dirigida, depois de 215 anos, por um professor negro
09 de agosto de 2023, 13:47
Os professores Antônio Alberto Lopes e Eduardo Borges dos Reis estarão a frente da diretoria da FMB (Foto: Reprodução)
No próximo dia 14 de agosto de 2023, às 17 horas, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), acontecerá o ato de apresentação da nova diretoria da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), instituição de ensino superior mais antiga do Brasil.
Serão empossados o diretor e vice diretor, professor Antônio Alberto Lopes e professor Eduardo Borges dos Reis, respectivamente.
Apartir de informações passadas para a imprensa, os compromissos da nova direção da FMB para o quadriênio (2023/2027) estão a criação do Centro Internacional de Estudo e Pesquisa da Saúde das Populações Negra e Indígena, melhorias pedagógicas com a antecipação das práticas clínicas na grade curricular, a integração das pós-graduações, ampliação e criação de novos campos de práticas para formação médica, como Urgência e Emergência vinculadas ao Hospital Universitário Professor Edgar Santos e Serviço Modelo de Atenção Primária em Saúde de cunho interdisciplinar e interprofissional.
Fundada em 18 de fevereiro de 1808 a FMB desenvolveu e desenvolve historicamente um papel relevante na ciência, na cultura, na política e na sociedade baiana e brasileira.
Um fato histórico relevante é que o diretor eleito da FMB para o mandato de 2023 a 2027, professor Antônio Alberto Lopes, é o primeiro diretor negro em 215 anos desta instituição.
Veja abaixo os currículos resumidos dos professores Antônio Alberto e Eduardo José:.
O professor Antônio Alberto Lopes é mestre em nefrologia e PhD em ciência epidemiológica pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Na Ufba, além de professor desde 1980, já esteve à frente de cargos como pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, coordenador do programa de Medicina e Saúde e chefe do Núcleo de Medicina Baseada em Evidências do Hospital Professor Edgar Santos. Lopes é também membro da Academia Bahiana de Medicina, ocupando a cadeira de número 23 desde 2019.
E o professor Eduardo Borges dos Reis é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1984), Residência em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986); Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutor em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2004). Ingressou em 1998 como professor na Faculdade de Medicina da UFBA, é Professor Titular desde 2020. Tem seis livros publicados na área de História da Medicina e Saúde Pública. Foi por seis anos diretor Executivo do Fundo Estadual de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, saúde e trabalho, saúde do professor, condições de trabalho e saúde dos operadores de telemarketing. Desenvolve atividades de extensão em bairros populares de Salvador e em ambulatório de Medicina do Trabalho. Também é coordenador da Residência Médica de Medicina do Trabalho. É membro do Instituto de História da Medicina da Bahia desde 2022.
Boas Festas!