Experiência do Serviço de Inspeção Municipal da Bahia é apresentada no Rio Grande do Norte

18 de junho de 2022, 10:12

A apresentação serviu de exemplo para que estados como Rio Grande do Norte e Ceará possam conhecer a experiência da Bahia (Foto: SDR/CAR)

A experiência da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na Bahia foi apresentada na I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, nesta quinta-feira (16), em Natal (RN).

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com os consórcios públicos, tem trabalhado na certificação da produção das agroindústrias de pequeno porte. Já são 55 agroindústrias certificadas e 232 produtos com o Selo do SIM, que podem vender seus produtos, com valor agregado e de acordo com as normas sanitárias exigidas, para o mercado atacadista e varejista, nos territórios onde estão localizadas. A ação garante ainda segurança alimentar para os consumidores.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, participou do seminário de sensibilização e planejamento Consórcio SIM e falou das ações executadas por todo o estado baiano, que já estão avançadas. “Temos 17 convênios com consórcios públicos e mais de 200 municípios já com o SIM implantado e muitas agroindústrias regularizadas, de pequeno porte, para funcionar e apoiar o desenvolvimento local. São casas de mel, unidades de beneficiamento de pescado, laticínios e muitas outras agroindústrias. O mesmo ainda não acontece com os demais estados do Nordeste que estão começando com essa política de incentivo aos serviços municipais, através dos consórcios públicos”.

Segundo Dias, a apresentação serviu de exemplo para que estados como Rio Grande do Norte e Ceará, que vão iniciar com essa ação, possam conhecer a experiência da Bahia e vejam quais foram as dificuldades, metodologias usadas e os resultados alcançados. “O intuito é que os demais estados possam executar de maneira mais celere e mais qualificada essa ação de implantação do SIM e possam, assim, ter muitas indústrias de pequeno porte funcionando nos municípios e apoiando o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Nordeste”.

O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito, no município. Para aderir ao serviço, os representantes de empreendimentos devem procurar as secretarias de Agricultura dos municípios onde já foi aprovada a Lei do SIM.

Assessoria de Comunicação da SDR/CAR

Boas Festas!

VÍDEOS