Equipes do Banco Mundial e do projeto Bahia que Produz e Alimenta se reúnem em Missão técnica

30 de janeiro de 2024, 08:50

A abertura da Missão contou com a apresentação das principais estratégias da CAR, a exemplo da ação Agroindústria Familiar da Bahia (Foto: Ascom/CAR)

A abertura da Missão contou com a apresentação das principais estratégias da CAR, a exemplo da ação Agroindústria Familiar da Bahia, que inclui a formação técnica para qualificar ainda mais a gestão dos empreendimentos. As ações serão focalizadas também em sistemas produtivos, a exemplo do Raízes da Bahia, Cabritos e Cordeiros da Bahia, Leite da Bahia, Abelhas da Bahia, dentre outras iniciativas.

Participações

A abertura do evento contou com a participação do secretário da SDR, Osni Cardoso, da secretária da SIHS, Larissa Moraes, do diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, do presidente da Embasa, Leonardo Góes, do presidente da Cerb, Alexandro Freitas Silva, do gerente do projeto pelo Banco Mundial, Erivelthon Lima e do presidente da Unicafes/BA, Ícaro Rennê.

Sobre o projeto

O Projeto Bahia que Produz e Alimenta, terá investimentos de R$ 750 milhões, no período 2024-2028. A meta é atender 30 mil famílias e 600 organizações produtivas, com ações de assistência técnica, infraestrutura produtiva, agregação de valor aos produtos, além de serviços e soluções para ampliar e qualificar o acesso da produção aos diversos mercados. Também serão destinados recursos para garantir o acesso à água, a partir da consolidação do modelo de gestão multicomunitária de água, via Centrais de Água.

O apoio à produção de base agroecológica, gestão ambiental, resiliência climática e acesso a mercados, estão entre os principais objetivos do Bahia que Produz e Alimenta, para garantir a sustentabilidade da produção de alimentos pela agricultura familiar.

O Projeto também incorpora novas tecnologias como aliadas nessa jornada, além de garantir o importante papel do acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) e o atendimento de agricultores/as familiares e suas organizações para uma gestão mais eficiente e consciente da produção de alimentos.

Ascom/CAR