Enem 2024: candidatos participam do segundo dia de provas neste domingo em Jacobina

10 de novembro de 2024, 12:02

Participantes chegam ao Centro Territorial De Educação Profissional do Piemonte Da Diamantina (CETEP), em Jacobina, para a realização da prova do ENEM (Foto: Notícia Limpa)

Jacobina é um dos 1.753 municípios brasileiros onde são aplicadas as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (10) a partir das 13h30. Como aconteceu no primeiro dia (3 de novembro), a movimentação começou ainda no início da manhã, com a chegada de participantes, na sua maioria estudantes do último ano do ensino médio, de diversas cidades da região.

Os alunos da rede pública dos municípios que fazem parte da circunscrição no Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina continuam com seus transportes até os locais de provas garantidos. Estão sendo oferecidos mais de 30 ônibus pela SEC/BA.

Tô com Você no Enem em toda a Bahia – Com a ação “Tô com você no Enem”, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Estado (SEC), apoia os estudantes da rede estadual com a entrega de um kit contendo caneta esferográfica preta transparente, água e lanche.

Conforme a diretora do NTE 16, Nazaré Costa, o empenho de toda a comunidade escolar da rede estadual foi essencial para garantir a participação e confiança para os alunos. “Aulões, simulados e outras atividades, inclusive extra sala de aula contribuíram para elevar a autoestima e a confiança dos participantes. Nossa gratidão e agradecimento à todos os envolvidos neste momento tão especial e importante para nossos alunos”

Neste segundo dia de provas, os inscritos vão testar os conhecimentos em 90 questões de múltipla escolha de ciências da natureza (química, física e biologia) e de matemática. A duração da prova será de cinco horas e os participantes só podem sair da sala de aplicação do Enem em definitivo após duas horas do início das provas. E para levar o caderno de questões, terão que esperar para ir embora nos 30 minutos finais da prova.

O gabarito oficial só será divulgado no dia 20 de novembro, dez dias após a aplicação das últimas provas, por meio da página do Enem no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vale lembrar, no entanto, que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota.

ENEM – instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país.

O diretor do Cetep, professor Gildeon Alves e a aluna e participante do Enem, Nicole Oliveira

Os participantes foram recebidos com distribuição de lanche e água mineral

Boas Festas!

VÍDEOS