Encontro Territorial de Líderes e Jovens Ouvidores de unidades escolares reúne alunos de 9 municípios em Jacobina (FOTOS)

06 de junho de 2024, 10:13

O Encontro aconteceu no auditório do Colégio Estadual em Tempo Integral Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina (Foto: Ascom/NTE16)

Alunos de escolas estaduais dos 9 municípios que compõem o Núcleo Territorial de Educação (NTE 16), reuniram-se durante todo o dia desta quarta-feira (5), no auditório do Colégio Deocleciano Barbosa de Castro, em Jacobina, para participar do Encontro Territorial de Líderes de Classe e Jovens Ouvidores. A iniciativa cujo objetivo é promover a troca de experiências sobre políticas públicas para a juventude, visa fortalecer a participação estudantil na construção de uma gestão democrática nas unidades escolares.

A proposta do evento é o de contribuir para a manutenção do clima colaborativo nas escolas e para representação dos estudantes junto à gestão participativa das unidades que pertencem.

A diretora do NTE 16, Nazaré Alves destacou a importância da discussão coletiva para a elaboração de ações que visam contribuir com a qualidade do ensino/aprendizado e estreitar as relações entre os estudantes através da troca de informações. “Todos os envolvidos nesta importante atividade extraclasse estão de parabéns; a participação coletiva tem contribuído para a elaboração de planos de ações que contemplem as necessidades das unidades escolares do nosso território”, ressaltou Nazaré.

Para o estudante Cleiton, ouvidor do Colégio Polivalente da cidade de Miguel Calmo, o Encontro foi bastante positivo, um momento de debate, aprendizado e troca de conhecimento. “Encontros como este precisam ser permanentes, o contato com líderes e ouvidores de outros colégios fortalece a troca de experiências que contribuem com o nosso processo educativo”, disse.

Além dos técnicos e coordenadores do NTE 16, participaram do encontro, professores e monitores de unidades escolares e de representantes da Secretaria de Educação do Estado (SEC).

Líderes de Classe – Além de serem o elo entre colegas, professores e gestores da unidade de ensino, os líderes de classe têm o papel de, entre outras atribuições, buscar a opinião consensual do grupo para representá-lo em situações decisórias; estimular o bom relacionamento da classe através do diálogo, visando melhorias no processo de ensino e aprendizagem.