Empresa cria cerveja artesanal feita com água reciclada de chuveiro e máquina de lavar

16 de agosto de 2023, 15:53

Para a produção de 7.500 latas de cerveja, foram reciclados cerca de 7.600 litros de água (Foto: Reprodução)

Você consegue imaginar alguma utilidade para a água que desce pelo ralo do seu banheiro enquanto toma banho? O pessoal da Epic Cleantec, uma startup sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, teve uma ideia um tanto quanto diferente: criar cerveja.

Segundo informações divulgadas pela empresa, a Epic OneWater Brew é uma cerveja estilo Kölsch que utiliza água reciclada de duchas, lavatórios e máquinas de lavar roupa do Fifteen Fifty (um edifício residencial de 40 andares) em sua composição.

Vale ressaltar que o Fifteen Fifty é um condomínio de luxo que possui sistema de reutilização de água e possibilidade para reciclar 28 mil litros de água por dia. Esse processo conta com normas consideradas excepcionais, e o líquido obtido no tratamento é reutilizado nas descargas do mesmo edifício.

Como o processo funciona?

O processo para chegar até a produção da Epic OneWater Brew funciona da seguinte forma: a água reciclada fica armazenada em um tanque pré-filtragem e equalização, sendo submetida posteriormente a um tratamento biológico que visa eliminar a carência biológica do oxigênio.

Na próxima etapa, o líquido é filtrado de maneira rigorosa e depois desinfetado várias vezes com fases de luz ultravioleta e cloro. Neste processo, a Epic Cleantec garante que consegue reciclar até 95% das águas residuais.

Com a água reciclada devidamente tratada e pronta para uso, a equipe da Epic Cleantec envia o líquido para a Devil’s Canyon Brewing, onde de fato começa a transformação até obter a cerveja como resultado. Quando esse processo é finalizado, a bebida é enlatada e rotulada comercialmente com a silhueta do edíficio Fifteen Fifty.

Quer comprar? Ainda não pode

Nos primeiros experimentos, a Epic Cleantec conseguiu produzir sete mil latas da Epic OneWater Brew. Ela chegou inclusive a ser distribuída aos participantes de uma conferência ambiental realizada em 2022, mas não pode ser vendida por conta de um simples detalhe: as empresas responsáveis por liberar a comercialização de bebidas proíbem algo feito com água reciclada de ser vendido para o público.

Entretanto, isso não é um problema para a Epic Cleantec, já que a ideia desse experimento é mostrar ao mundo que, com os tratamentos corretos, a água que utilizamos em nossas residências pode, um dia, ser tratada e consumida novamente de alguma forma (seja como cerveja ou qualquer outro produto que possa fazer uso do resultado desse processo de reciclagem).

Mega Curioso