Em missão histórica, Índia pousa módulo em região inexplorada da Lua (Vídeo)

23 de agosto de 2023, 13:59

Imagem do momento em que a sonda indiana se aproxima do solo lunar (Foto: ISRO /MISSÃO ESPACIAL CHANDRAYAAN-3)

A Índia pousou o módulo Chandrayaan-3 na Lua, nesta quarta-feira (23). O equipamento desceu em uma área ainda não explorada pelo homem. Foi a primeira vez que um país fez um “pouso suave” em uma área nunca visitada em solo lunar. O módulo foi lançado no dia 14 de julho.

Os interessados em acompanhar podem assistir transmissão pelo canal oficial da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), no YouTube.

A superfície lunar possui grandes crateras e encostas íngremes, além de não receber luz solar, levando a temperaturas extremamente baixas, que chegam a -203°C, e tornando muito difícil operar os equipamentos de exploração.

Veículo lunar foi lançado em 14 de julho

A espaçonave é capaz de orientar seu posicionamento combinando as imagens capturadas por suas câmeras com um mapa lunar programado em seu computador de bordo, de acordo com a agência espacial.

Chandrayaan, que significa “veículo lunar” em sânscrito, foi lançado do Satish Dhawan Space Center, em Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, em 14 de julho. A espaçonave está fazendo uma abordagem lenta e metódica em direção à superfície lunar.

A missão marca a segunda tentativa da Índia de completar um pouso suave na Lua. A primeira tentativa, em 2019, com o Chandrayaan-2, colidiu com a superfície lunar devido a problemas de software e dificuldades de frenagem na descida.

Boas Festas!

VÍDEOS