Dois sucos cítricos que fortalecem o sistema imunológico contra vírus

17 de março de 2020, 08:27

(Foto: Reprodução)

O sistema imunológico é uma super barreira contra infecções – incluindo contra o novo surto de coronavírus ou Covid-19.

O sistema imunológico fortalecido “remove moléculas e células potencialmente prejudiciais do corpo. Também tem a capacidade de reconhecer e destruir células anormais derivadas de tecidos”, conta o Manual Merck de Informação Médica — Saúde para a Família, divulgado pelo jornal britânico Metro.

Segundo o portal de saúde Cleveland Clinic, a vitamina C é uma das mais eficazes no fortalecimento do sistema imunológico. “De fato, a falta de vitamina C pode deixá-lo mais propenso a ficar doente”.

Nesse sentido, o Metro divulgou duas receitas de sucos com frutas cítricas, as quais contêm a maior concentração dessa vitamina.

Suco de laranja e tangerina

Ingredientes:

– ½ limão;

– 1 tangerina;

– 2 laranjas.

Preparação

Extraia o suco das frutas com um espremedor. Misture bem e sirva com um pouco de mel e cubos de gelo.

Suco de manga e morango

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de suco de laranja;

– 1 manga descascada;

– 10 morangos;

– 2 colheres (sopa) de mel;

– 2 colheres (sopa) de suco de limão. 

Preparação:

Misture os morangos com 1 colher (sopa) de suco de limão e cubos de gelo. Depois num liquidificador, bata o mel, a manga, o suco de laranja e a colher (sopa) de suco de limão. Sirva colocando uma camada de morango e de seguida uma camada do sumo de manga.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

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