Depende de nós

15 de setembro de 2022, 14:03

(Foto: Gervásio Lima)

*Por Gervásio Lima

Um dos maiores desejos que existem é o de que tudo de bom que acontece na vida dure para sempre, que a felicidade seja um sentimento único e que a dor seja substituída por prazer e alegria. Contudo, por mais que se esforce para ser diferente, percalços são inevitáveis e infelizmente recorrentes.

Tudo na vida passa, o que foi feito ou o que se desejou fazer vira passado da mesma forma, tornando-se marcantes na mesma intensidade tanto os momentos bons como os ruins. Sem medo de ser feliz, a vida é para se viver, independentemente do que possa acontecer. A busca por dias melhores é constante, porquanto o amanhã é certo, mas o que vai acontecer nele é absolutamente incerto.

Como diz o cantor e compositor Ivan Lins, ‘depende de nós, se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá’. A vida é moldada de acordo com o comportamento de cada um, em todas as suas fases.

Assim como a felicidade e o sucesso estarão sempre à disposição daqueles que os procuram, agruras sempre existirão. As escolhas são individuais, mas quando as opções são apresentadas, torna-se mais fácil a tomada da decisão. Optar pelo ‘menos ruim’ é uma decisão do fraco, do incapaz de discernir o verdadeiro do falso, o bem do mal.

É preciso estar preparado para as vicissitudes da vida, sabendo que o que está em cima hoje poderá estar embaixo amanhã, e vice-versa. Nem sempre o acaso vai proteger. A chave para o sucesso é a luta, sem ringue e sem machucados.

É preciso saber viver com o desejável, mas também com o aceitável, respeitando as diferenças na mesma intensidade.

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria

E a dor que traz no coração

O acaso vai me proteger

Enquanto eu andar distraído... Epitáfio/Titãs

*Jornalista e Historiador

Boas Festas!

VÍDEOS