Cresceu o número de pessoas que se declaram pretas no Brasil

26 de abril de 2018, 18:03

(Foto: Gervásio Lima)

Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (26).

Apenas 2,6% dos brasileiros se declaravam pretos em 2015. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o índice subiu 6%e chega a 8,6%. No levantamento divulgado nesta quinta-feira (26), o número de brasileiros que se declararam negros chegou a 17,8 milhões.

A raça mais autodeclarada foi a parda, com 46,8% das respostas. Entre 2016 e 2017, houve crescimento também nos que se disseram pardos em 1%, chegando a 96,9 milhões.

No mesmo período, houve decréscimo 0,6%, nos que se declaram brancos, que agora chegam a 90,379 milhões de brasileiros. Eles são 43,6% da população.

Gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira declarou que essa tendência de “queda dos brancos e aumento de pretos e pardos foi observada em todas as grandes regiões do país”.

Distribuição da população por cor ou raça no Brasil em 2017

Pardos são maioria no país desde 2015

Brancos: 43,6

Pretos: 8,6

Pardos: 46,8

Fonte: IBGE

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS