CRAS de Caém cria alternativas para seguir com as atividades do SCFV

05 de abril de 2022, 10:04

(Foto: Reprodução)

Com o cenário pandémico a equipe do Centro de Referência da Assistência Social de Caém (CRAS), precisou usar a criatividade para realizar atividades e atender as crianças, adolescentes e idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias.

Um dos objetivos do SCFV é assegurar espaços de convívio familiar e comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade; a promoção da socialização e da convivência, assim como a buscar estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, individuais e coletivas, na família e no local onde vive.

Cumprindo os protocolos de segurança sanitária, grupos de WhatsApp, produção de vídeos e entrega de atividades impressas em domicílio estão entre as estratégias utilizadas para substituir as atividades que eram realizadas de forma presencial e em grupos. Os conteúdos visam a socialização entre os membros e familiares, trazendo sempre temáticas sobre que pregam  preservar os vínculos existentes e  cuidados consigo e com o outro. As atividades impressas são analisadas pela equipe técnica do CRAS, constando necessidade os beneficiários passam pelo atendimento individualizado com assistente social e psicólogo do município.

SCFV – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um dos pilares do conjunto de políticas públicas criado para atender principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Boas Festas!

VÍDEOS