Coronavírus: Em Jacobina, órgãos e empresas descumprem as recomendações das autoridades e mantêm funcionamento

23 de março de 2020, 12:26

(Foto: Notícia Limpa)

Insensato, irresponsável e até mesmo ‘usurento’, estes são alguns dos adjetivos utilizados para se referir às atitudes de proprietários de estabelecimentos comerciais e de responsáveis por determinar a forma de atuação de órgãos públicos com atendimentos diretos à população, a exemplo do SAC/Bahia (Serviço de Apoio ao Cidadão).

Com exceção das cidades onde foram confirmados casos do Covid-19 (novo coronavírus), todas as unidades do SAC estão funcionando nesta segunda-feira (23), em regime de agendamento, ou seja, evita-se a aglomeração mas continua expondo o servidor a contatos com possíveis transmissores da doença, ‘um contrassenso’ para a gravidade do problema e o que determinam as autoridades.

Em Jacobina, onde um decreto municipal proíbe, da venda de bebidas alcoólicas, ao fechamento do comércio, academias de ginásticas e outras restrições, grandes empresas insistem em andar na contramão, desobedecendo as orientações dos governos do Estado e municipal, e mantém suas atividades. A mineradora de ouro Yamana Gold, por exemplo, segue funcionando ‘normalmente’.

O não cumprimento das determinações das autoridades compromete o isolamento social no município e acaba confundindo o comportamento da população. “Toda uma campanha pedindo que as pessoas não saiam de casa, que se mantenham em isolamento pelo período determinado, vai de encontro ao que os próprios governantes permitem na prática. O que pode e o que não pode realmente? É uma Irresponsabilidade sem tamanho manter estabelecimentos abertos durante a pandemia deste coronavírus”, questiona um cidadão jacobinense que pediu para não ser identificado.

Umburanas – Em Umburanas, a preocupação dos moradores e de funcionários provocou um pequeno protesto em frente à entrada de um parque eólico que está sendo instalado no município. A aglomeração dos trabalhadores é a principal reclamação (foto).

Novo coronavírus na Bahia – A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), anunciou na manhã desta segunda-feira (23), oito novos casos do Covid-19 no Estado. O território baiano passa a ter 63 casos confirmados até o momento. São 4 novos casos em Salvador, 1 em Porto Seguro, 1 em Juazeiro, 1 em Jequié e 1 em Brumado. 12 cidades baianas registraram casos: Salvador (37), Porto Seguro (8), Feira de Santana (6), Lauro de Freitas (3), Prado (2), Itabuna (1), Camaçari (1), Barreiras (1), Conceição do Jacuípe (1), Juazeiro (1), Jequié (1) e Brumado (1).

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS