Concurso Unificado: saiba o que não pode levar para a prova
03 de maio de 2024, 09:09
(Foto: ReproduçãoEBC)
Neste domingo (5), as provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) serão aplicadas em 228 cidades de todo o país. Um total de 2,1 milhões de candidatos disputam as 6.640 vagas disponíveis no serviço público, distribuídas em 21 órgãos vinculados ao governo federal.
Com a proximidade do exame, é importante estar atento ao que levar no dia da prova.
Itens obrigatórios
Todos os candidatos deverão apresentar o cartão de confirmação de inscrição impresso e um documento original com foto, como:
RG ou RG virtual
CNH ou CNH digital
Título de eleitor ou e-Título
Carteira de Identidade Militar
Certificado de reservista ou dispensa militar
Carteiras expedidas por órgãos fiscalizadores de exercício profissional, como OAB ou CRM
Carteira de Trabalho
Passaporte brasileiro
Cópias, mesmo que autenticadas, não serão aceitas. No caso de um documento digital, é necessário que o candidato o apresente diretamente do aplicativo. É recomendável que o documento esteja baixado, pois fotos e capturas de tela não serão aceitas, e o aplicativo funciona offline.
Se o candidato não possuir o documento de identidade devido a perda, roubo ou furto, ele deverá entregar um boletim de ocorrência expedido até 90 dias antes da data da prova.
Em relação ao material, é necessário levar caneta preta de material transparente, de preferência mais de uma, já que os participantes não poderão se comunicar durante as provas, nem para pedir uma caneta emprestada.
O que pode levar
Alimentos e bebidas, desde que as embalagens estejam lacradas e as garrafas sejam transparentes.
Canetas pretas e transparentes
O que não pode levar
Relógios.
Óculos escuros.
Acessórios de chapelaria, como chapéus, bonés, gorros, protetores auriculares, entre outros.
Aparelhos eletrônicos, como agendas eletrônicas, livros digitais, gravadores, pendrives, tocadores de música, fones de ouvido e chaves com alarme.
Apostilas, livros ou anotações não autorizadas.
Telefone celular, que deve ficar desligado durante toda a prova.
Envelope porta-objetos para guardar pertences.
Caderno de provas ou anotações no cartão de inscrição.
Vale ressaltar que só é ossível sair do local de prova antes do tempo mínimo de permanência de duas horas em ambos os turnos, sob risco de eliminação do concurso
Concurso Público Nacional Unificado
O objetivo do CPNU, idealizado e coordenado pelo Ministério da Gestão, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
A prova do Concurso Nacional será no dia 5 de maio e será aplicada em 228 cidades, localizadas em todas as Unidades da Federação, com questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.
A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 21 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
Brasil Econômico
Boas Festas!