Comunidade quilombola de Várzea Queimada, em Caém, recebe a mais moderna e maior creche da região (FOTOS)

21 de junho de 2024, 14:11

Uma grande festa marcou a entrega de um dos principais espaços educativos de toda a região (Foto: Ascom/PMC)

Um dia de festa e de emoções, assim se resume o momento de entrega da obra da creche da comunidade quilombola de Várzea Queimada, em Caém, na tarde desta quinta-feira (20). Denominado de Centro Municipal de Educação Infantil Inês Maria de Jesus, em homenagem a primeira moradora do local, há 118 anos, o novo espaço, construído pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura Municipal, tem capacidade para mais de 120 crianças de até 5 anos de idade.

Com uma estrutura que chama atenção por sua grandiosidade, o novo espaço de educação possui uma instalação moderna, construída para atender de forma digna e inclusiva as crianças que residem em seu entorno.

A Creche de Várzea Queimada como está sendo chamada é, talvez, um dos maiores e mais bem equipados modelos de empreendimento de toda a Bahia e o primeiro a ser erguido em uma comunidade quilombola, distante da sede do município.

O prefeito de Caém, Arnaldo de Oliveira (Arnaldinho), destacou a importância da mais nova obra entregue durante sua gestão. Segundo o gestor, a sensibilidade e o olhar humano do então secretário de Educação da Bahia, e atual governador Jerônimo Rodrigues, de autorizar a construção da Creche será lembrada para vida toda, assim como a bravura dos primeiros moradores da localidade, que chegaram ali fugidos de do regime cruel e perverso da escravidão.

“As crianças de Várzea Queimada e região irão poder contar com um instrumento transformador quer irá contribuir para a melhoria de vida de toda sua família, nas fases infantil e adulta através da educação. Me sinto realizado em ter feito parte desta história”, ressaltou o prefeito, agradecendo a parceria entre a administração municipal e os moradores locais, a partir das entidades constituídas como a Associação Comunitária e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e ao Governo da Bahia, através do ex-governador Rui Costa e o atual gestor estadual, Jerônimo Rodrigues.

Estiveram representando a Secretaria de Educação da Bahia (SEC), o assessor especial Manoel Calazans , a diretora de Educação Quilombola Cássia Margarete e a diretoria do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina (NTE 16), Nazaré Costa. Participaram ainda do ato de inauguração, o vice-prefeito Silmar Matos, o deputado estadual Marcelino Galo, vereadores, secretários, representantes do MPA, entre outros.