Cinzas de Gandhi são roubadas de templo na Índia

04 de outubro de 2019, 07:29

No memorial, pôster em homenagem aos 150 anos de nascimento do líder indiano é vandalizado com a palavra 'traidor' (Foto: Reprodução)

Em meio às comemorações do 150° aniversário de Mahatma Gandhi, na Índia, parte de suas cinzas foram roubadas do memorial Bapu Bhawan, no distrito de Rewa, no estado Madhya Pradesh. Um pôster de Gandhi no local também foi vandalizado com a palavra “traidor”.

Segundo o jornal India Today, o crime foi descoberto pelo líder de um partido político local, Gurmeet Singh, que iria homenagear o “pai da nação” junto de outros políticos.

“Isso aparenta ter sido feito por apoiadores de Nathuram Godse, o assassino de Gandhi. Esse ódio deve parar imediatamente, e a polícia deve agir rapidamente para identificar e prender os culpados”, Singh disse. “Eu espero que a polícia de Rewa analise as câmeras instaladas dentro do memorial. Isso é inaceitável”, completou.

Questionado pelo portal de notícias The Wire, o zelador do memorial, Mangaldeep Tiwari, disse que abriu os portões de Bhawan no começo da manhã para as comemorações do aniversário de Ghandi. “Quando voltei, por volta das 11 da manhã, eu não encontrei os restos mortais e o pôster estava vandalizado”, disse.

Gandhi é considerado o “pai da nação” por ter guiado o país para a independência do Reino Unido, em 1947. Porém, os hindus mais radicais acusam Gandhi de ter sido muito favorável aos muçulmanos. Ele foi assassinado por um hindu extremista um ano após a independência do país. Seu corpo foi cremado, e as cinzas foram enviadas em urnas para diversos memoriais pela Índia.

As tensões religiosas na Índia vêm aumentando desde a campanha de reeleição do primeiro-ministro, Narendra Modi, sob uma plataforma nacionalista-hindu. A deputada Pragya Thakur, aliada de Modi, foi reeleita em meio a polêmicas, como chamar o assassino de Ghandi de “patriota”.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS