Chuva deve permanecer até o fim do mês; veja a previsão
25 de janeiro de 2024, 10:22
No Nordeste, fortes chuvas são esperadas, especialmente na Bahia e no Piauí (Foto: Gervásio Lima)
Nos últimos dias de janeiro, espera-se muita chuva em grande parte do Brasil. Um levantamento da MetSul Meteorologia projetou chuvas para os próximos dez dias a partir desta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para esta quinta-feira (25) em vários estados, indicando acumulado de chuva , tempestade e chuvas intensas.
O alerta vermelho significa grande perigo na região, válido até às 15h da quinta-feira. Indica precipitação acima de 100 mm/dia, aumentando o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos em áreas de risco nas cidades.
Instruções do Inmet para alertas de grande perigo incluem desligar aparelhos elétricos, observar encostas, permanecer em local abrigado, proteger pertences em caso de inundação e obter informações da Defesa Civil (telefone 199) e dos Bombeiros (telefone 193).
O alerta laranja, indicando perigo, abrange a região central do Brasil e o litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Prevê chuvas intensas, ventos intensos (60-100 km/h), queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em Salvador, apesar de nuvens e chuvas isoladas, a temperatura atinge 31°C e mínima de 24°C. Brasília e Palmas têm máximas de 26°C e 30°C, respectivamente.
O alerta de tempestade para áreas amarelas indica ‘perigo potencial’ com chuva de 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. O alerta de chuvas intensas prevê impacto em diversos estados até às 10h da quinta-feira, com chuva até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e baixo risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores e alagamentos.
O tempo no Brasil para o resto da semana mostra na Região Norte pancadas de chuvas, principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. No Nordeste, fortes chuvas são esperadas, especialmente na Bahia e no Piauí. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, chuvas intensas podem afetar áreas no norte do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e leste de São Paulo. Na Região Sul, áreas do leste do Paraná e Santa Catarina podem ter pancadas de chuva, com menores acumulados no interior.
Último Segundo
Boas Festas!