Jacobina: Caso suspeito do novo Coronavírus é confirmado pela Secretaria de Saúde da cidade

12 de março de 2020, 15:05

Prefeitura e mineradora confirmam primeiro caso suspeito do novo Coronavírus na cidade (Foto: Notícia Limpa)

A notícia de que um trabalhador da mineradora Yamana Gold (JMC) seria o primeiro caso suspeito do novo Coronavírus (Covid – 19) de Jacobina, causou o maior alvoroço na população. Bastou o vazamento da informação para as rede sociais explodirem de boatos e especulações.

Para evitar fake news e principalmente pânico, a JMC emitiu uma nota pública onde confirma que um dos seus colaboradores, que esteve recentemente no Canadá, apresentou algumas sintomas parecidos com os do Covid – 19, mas que por medida preventiva o mesmo foi avaliado pela equipe médica da empresa e coletado material para exames.

A Prefeitura de Jacobina, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, também emitiu uma nota para a imprensa, onde informa que foi notificada sobre a suspeita contaminação pelo novo Coronavírus de um funcionário da empresa mineradora e que está acompanhando o caso, inclusive monitorando de perto e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. O nome do funcionário suspeita de contaminação não foi revelado.

No Brasil, até o início da tarde desta quinta-feira, já havia sido confirmados oficialmente 60 casos do novo Coronavírus, sendo 3 deles na Bahia, na cidade de Feira de Santana.

Veja abaixo as Notas enviadas para imprensa pela Secretaria de Saúde Municipal e pela mineradora Yamana Gold:

“A Jacobina Mineração e Comércio esclarece que um empregado apresentou sintomas de tosse e foi encaminhado a uma unidade médica para ser avaliado e realizar os devidos exames. A medida preventiva foi tomada, uma vez que o empregado havia retornado do Canadá recentemente. O médico do trabalho da empresa, responsável pela avaliação, informou que o empregado está bem e que os exames realizados não apresentaram nenhuma alteração. De toda forma, seguindo o procedimento interno da empresa, a Vigilância Epidemiológica de Jacobina foi comunicada e os protocolos do Ministério da Saúde estão sendo seguidos.

A empresa ressalta que está monitorando de perto o surto mundial do novo Coronavírus (COVID-19) e fornecendo atualizações regulares aos empregados e familiares, bem como orientações sobre as melhores medidas de proteção. Seguindo procedimento interno, a empresa está encaminhando para avaliação médica qualquer empregado que apresente sintomas de gripe. Como medida preventiva adicional, foi implementada uma proibição temporária de viagens para países com altas taxas de transmissão do COVID-19 e banidas completamente todas as viagens não essenciais. Isto inclui viagens não essenciais entre o escritório da empresa, em Toronto, e as operações e escritórios regionais e entre as próprias operações.

A segurança e a saúde dos nossos empregados, da comunidade e todas as partes interessadas é a nossa principal prioridade. A empresa está em contato regular com consultores médicos e de viagens especializados para garantir o emprego das melhores práticas de prevenção ao vírus, além das autoridades locais nas áreas onde opera para garantir total transparência e servir como um recurso se e quando o apoio se fizer necessário.

 Atenciosamente,

Comunicação – Yamana Gold”

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS