Carro elétrico de R$ 400 mil é achado em favela do Rio de Janeiro ligado a ‘gato’ de energia

03 de abril de 2023, 16:29

Trata-se de um SUV totalmente elétrico, com 408 cv de potência distribuídos entre dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o que o torna um veículo 4×4 (Foto: Reprodução)

Uma ação realizada pelo COE (Comando de Operações Especiais) do Rio de Janeiro conseguiu localizar, na Vila Cruzeiro, veículos de luxo que haviam sido roubados. De acordo com informações do SBT, a Polícia Militar do Rio informou que foram recuperados um BMW X1, um Volvo C40 Recharge e um quadriciclo durante a operação.

O que chamou a atenção das autoridades foi o fato de um dos veículos recuperados, o C40 elétrico, estar sendo carregado em um wallbox conectado a uma fonte clandestina de energia. A Polícia Civil do estado explicou que os veículos foram encaminhados para a DRFA (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis) e que as investigações estão em andamento.

O Volvo recuperado na ação é um modelo 2022, registrado em São Paulo e tem valor estimado em R$ 401,5 mil. Trata-se de um SUV totalmente elétrico, com 408 cv de potência distribuídos entre dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, o que o torna um veículo 4×4. Sua bateria de íon de lítio de 78 kWh proporciona uma autonomia de até 247 km quando completamente carregada.

Esse modelo é comercializado em apenas uma versão, com teto solar panorâmico, painel digital, rodas de 20 polegadas e sistema integrado ao assistente virtual Google. Além disso, possui recursos de direção semi-autônoma e é capaz de atingir 100 km/h em 4,7 segundos. Com carga rápida, é possível obter 80% de sua capacidade em apenas 28 minutos.

https://twitter.com/i/status/1641516144971358209

A Volvo informou que orienta sempre a instalação de interruptores diferenciais residuais e dispositivos de proteção contra surtos, seja em wallboxes ou tomadas industriais. A empresa destacou que tanto o carro quanto o carregador original possuem relés e fusíveis para garantir a segurança do sistema, mas não pode garantir a cobertura em caso de instalações adaptadas, como a encontrada na Vila Cruzeiro.

No local, também foi apreendido um BMW X1, que não é um veículo elétrico ou híbrido. A marca informou que nenhum de seus carros estava sendo carregado no local e ressaltou a importância de utilizar apenas aparelhos homologados pelo fabricante e redes elétricas adequadas para carregamento de veículos elétricos.

Boas Festas!

VÍDEOS