Candidatos têm até o dia 30 de setembro para pedir voto para uma vaga de conselheiro tutelar de Caém
05 de setembro de 2023, 11:44
(Foto: Divulgação)
No dia 1º de outubro serão realizadas as eleições para a renovação da composição do Conselho Tutelar de Caém para o quadriênio 2024/2028. A campanha eleitoral será realizada até o dia 30 de setembro. Cada eleitor deverá votar em três candidatos. Ao total, 15 candidatos estão concorrendo ao pleito. O Conselho Tutelar é formado por cinco membros titulares e cinco suplentes, escolhidos pelo voto facultativo e secreto.
O voto para conselheiro tutelar não é obrigatório, mas é muito importante, pois é a oportunidade da população decidir os responsáveis por proteger as crianças e adolescentes através de eleição. É de responsabilidade do Conselheiro Tutelar fortalecer o acesso a direitos previstos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como o direito à educação, o acesso à saúde, o direito ao brincar e a uma vida familiar e comunitária sem discriminação.
A eleição será coordenada pelo Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Caém, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O processo de escolha dos novos membros se dará por meio de votação popular.
Conforme a secretária de Assistência Social de Caém, Kelciane Gomes , as eleições do Conselho Tutelar são um momento crucial para a sociedade exercer seu papel de cidadania e garantir a proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente. “O órgão é fundamental para assegurar que os jovens tenham uma infância saudável, livre de violência e abuso, além de receberem o suporte necessário para seu desenvolvimento pleno”, salientou.
No dia 14 de setembro acontecerá o primeiro encontro público entre os candidatos ao Conselho Tutelar e a comunidade. O evento que acontecerá às 9h30, na Câmara Municipal de Vereadores, tem como objetivo oportunizar aos concorrentes um momento para os mesmos exporem suas propostas.
Boas Festas!