Caém recebe os primeiros 15 módulos de sanitários sustentáveis

03 de maio de 2022, 15:33

. Os módulos funcionam à base do sol e do vento, em áreas quentes, e onde não tem água, nas regiões em condições áridas ou semiáridas (Foto: Ascom/PMC)

Na tarde desta terça-feira (3), os primeiros 15 módulos de sanitários sustentáveis chegaram em Caém. A mesma quantidade de famílias carentes da zona rural serão beneficiadas com os equipamentos que fazem parte do Programa Mais Dignidade no Campo, uma parceria da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) e a Prefeitura Municipal, através de Secretaria de Assistência Social.

O município de Caém será o segundo do Brasil e da Bahia a receber os sanitários sustentáveis.

Como funciona – Diferentemente dos banheiros químicos, o sanitário sustentável é um sistema autônomo, que garante um manejo higiênico e seguro. Ele funciona sem água, sem energia, sem produtos químicos e com manutenção semestral. Por conta de um sistema especial de exaustão, os equipamentos fornecem conforto térmico e nenhum odor. Os módulos funcionam à base do sol e do vento, em áreas quentes, e onde não tem água, nas regiões em condições áridas ou semiáridas, onde prevalece a baixa umidade, radiação solar intensa e altas taxas de evaporação. as fezes e urina se convertem em resíduo seco e torna-se fertilizante sem precisar de água.

Boas Festas!

VÍDEOS