Caém realiza Caminhada de Conscientização ao autismo

29 de abril de 2024, 15:30

O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (29) (Foto: Ascom/PMC)

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as questões ligadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Atendimento Especializado Professor Emídio, realizou manhã desta segunda-feira (29), uma caminhada por algumas ruas da cidade.

Ao final do percurso, em frente ao prédio da Prefeitura, o prefeito Arnaldo Oliveira (Arnaldiho), junto com o vice-prefeito Silmar Matos, o presidente da Câmara, Gildo Jesus (Lolinha) e os seus colegas vereadores Maria de João de Quinho e Pablo Piauhy, o secretário de Educação Ronaldo Alves e representantes de escolas públicas e privadas, fizeram a entrega simbólica do Cordão de Girassol – item utilizado para identificar pessoas que enfrentam desafios diários em relação à saúde – a um aluno da Rede Municipal.

A Prefeitura de Caém tem prestado todo suporte nas áreas educacional, de saúde e social das pessoas com TEA e outras doenças ocultas e raras. “É muito válido todo conhecimento sobre o transtorno.  Só assim vamos superar o preconceito e viver o respeito e a inclusão plenamente. Nossa missão na gestão é cuidar da nossa gente, garantindo o acesso aos seus direitos; essa caminhada é a oportunidade para toda cidade se conscientize sobre essa causa”, destacou Arnaldinho.

Abril Azul

O mês de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.