Caém: Investimentos na área de saúde têm melhorado a vida da população

08 de agosto de 2022, 14:58

As gêmeas univitelinas Larissa e Melissa, são as primeiras filhas de Azenilda Santos Vieira, moradora do povoado de Piabas (Foto: Notícia Limpa)

Segundo o secretário de Saúde de Caém, Antônio Carlos de Oliveira, após as aquisições de equipamentos como carrinho de anestesia, respirador e bomba de infusão, no início do segundo semestre do primeiro ano da atual gestão, já foram realizados mais de 150 procedimentos no centro cirúrgico do Hospital Municipal, entre eles, 120 partos até o momento.

O secretário afirma que a saúde de Caém é uma das principais prioridades do governo do prefeito Arnaldinho Oliveira. Para comprovar a sua afirmação, o chefe da pasta apresentou dados que passaram a ser uma realidade que não existia como equipe médica de plantão, com médicos, enfermeiros, e técnicos de enfermagem durante 24 horas e todos os dias da semana; postos de saúde da família da sede e do interior com atendimentos médicos, odontológicos e psicólogos.

Antônio Carlos destaca ainda os investimentos repassados pela Prefeitura para a área da saúde é praticamente o dobro do que é exigido pelo Ministério da Saúde, o que tem colocado o município de Caém em local de destaque na região, principalmente no atendimento à atenção básica que está entre os trinta melhores de todo o Estado da Bahia.

“Depois das contratações de um cirurgião geral e obstetra e uma médica anestesista, pequenas e até grandes cirurgias como a de histerectomia são realizadas no centro cirúrgico municipal. A farmácia pública é outra referência, com disponibilidade inclusive de medicamentos de alto custo”, ressalta Antônio Carlos, salientando também a reforma geral do telhado e pintura do hospital e a construção de uma sala de estabilização, conhecida como ‘sala amarela’, onde o paciente poderá ser estabilizado até receber o atendimento de alta complexidade; e a chegada de uma ambulância semi uti.

Partos

Após as aquisições de equipamentos e das contratações dos médicos obstetra e anestesista, mais de trinta partos cesáreos já forma realizados no hospital, onde as parturientes recebem uma assistência respeitosa durante e após o nascimento do bebê. Outra ação importante é a avaliação pediátrica e a vacinação da criança antes da alta médica.

No último dia 3 de agosto foi registrado o primeiro parto gemelar (nascimento de gêmeos) da atual gestão. Antes as grávidas precisavam procurar atendimento em unidades de saúde de outros municípios, gerando desconforto despesas para as famílias das pacientes.

Boas Festas!

VÍDEOS