Caém comemora 62 anos de emancipação com eventos culturais e esportivos (FOTOS)
08 de abril de 2024, 15:55
O ano era 1962 quando a seleção brasileira de futebol se tornou campeã do mundo, ao vencer a Tchecoslovaquia, anfitriã, por 3 x 1. Na Bahia, um dos fatos mais relevantes para os moradores do antigo ‘Arraiá do Papagaio’ foi a sua emancipação política/administrativa. A pequena aglomeração urbana, que teve como sua referência ama descendente de escrava, Ana Rosa, uma das primeiras habitantes do local, passou a categoria de cidade como Caém, nome aportuguesado de ‘Cahen’, comuna francesa onde nasceu o engenheiro responsável pela construção do trecho da linha férrea do então vilarejo. Seu primeiro prefeito foi o saudoso Arnaldo de Oliveira.
Para marcar a importante data, a Prefeitura Municipal, através de suas secretarias, principalmente a de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, promoveu uma série de eventos para presentear seus moradores e visitantes.
Na sexta-feira foi entregue totalmente reformado o Ginásio de Esportes do bairro Emília Andrade, com abertura do Campeonato Caenense de Futsal. No sábado (6), a 2ª edição da Feira Literária (FliCaém). Toda a rede municipal de ensino, inclusive do interior, esteve envolvida no evento que contou de forma didática e artística a história da cidade.
O domingo (7), foi marcado de momentos inesquecíveis. Pela primeira vez em sua história, a cidade promoveu o Encontro Regional de Fanfarras; um momento único de arte musical. Outro momento bastante aguardado foi a inauguração da iluminação, do gramado natural, de novos sanitários e do alambrado do Estádio Municipal Eliezer Libório, marcado com o amistoso entre a Seleção Baiana de Master, com vários ídolos do futebol nacional, e a Seleção de Master de Caém.
Ainda no domingo, para encerrar as festividades, os artistas, pratas da casa, Reurys Pacheco e Lenízia, e a Banda Os Clones do Brasil animaram os presentes na Praça onde acontece o melhor São Pedro da Bahia.
Na manhã desta segunda-feira (8), a solenidade de hasteamento de bandeiras encerrou oficialmente as comemorações.
“Caém chega ao seu 62° aniversário (8 de abril), com vários motivos para comemorar. São diversos e significativos avanços acontecendo em todo município, com destaque para os resgates do sentimento de pertencimento e da autoestima”, ressalta o atual prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnadinho).
A deputada federal Lídice da Mata e o deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, visitaram Caém no final de semana do aniversário.
Boas Festas!