Caém alcança o 1º lugar no ranking regional e 22º no Estado da Bahia do Programa Previne Brasil

04 de outubro de 2023, 11:48

A Saúde de Caém mais uma vez se destaca no âmbito regional e Estadual (Foto: Ascom/PMC)

A Saúde de Caém mais uma vez se destaca no âmbito regional e Estadual e, entre os dezenove municípios que compõem o Núcleo Regional de Saúde do Centro Norte, alcança a primeira posição no ranking do Programa Previne Brasil.

Conforme os dados apresentados, o município atingiu pontuação máxima no resultado dos indicadores do quarto quadrimestre de 2023. A nível estadual, Caém também é referência, ocupando a 22ª posição entre os 417 municípios baianos, uma marca histórica para um município com um dos menores repasses de recursos de todo o Estado.

O resultado foi comemorado por toda a equipe da Saúde municipal, uma vez que, para alcançar esse resultado, a atual gestão investiu em várias ações, entre elas, a capacitação de todos os membros das equipes de Saúde da Família e investimentos na Atenção Básica.

A nota foi divulgada nesta terça-feira (3), pelo Ministério da Saúde, através do EGestor, um sistema de acesso à informação do Sistema Único de Saúde (SUS), e mensura o desempenho dos municípios brasileiros. Dentro do cálculo, as melhores performances ganham destaque nas oficinas de financiamento da Atenção Primária em Saúde (APS).

O prefeito de Caém, Arnaldo Oliveira (Arnaldinho), comemorou os indicadores da saúde do seu município, destacando o compromisso da gestão e o comprometimento dos servidores nas áreas que considera essenciais para a melhoria de vida da população. “São inúmeros os esforços para investir na qualidade de vida dos caenenses, na saúde, assistência social, educação, infraestrutura e hoje celebramos mais uma conquista fruto do trabalho voltado para a melhoria de vida de nossa população. Parabéns à toda equipe da Atenção Básica pelo elogiável e incansável trabalho”, ressalta o prefeito.

O secretário de Saúde de Caém, Antônio Carlos Nunes credita os bons resultados obitidos nos indicadores do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, à seriedade e celeridade em resolver as demandas da população, a partir dos trabalhos dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Ele lembra que a Atenção Básica atinge cem por cento do município, com quatro unidades de atendimentos na sede, no distrito de Gonçalo e nos povoados de Piabas e Bom Jardim, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas psicólogos, psiquiatra, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.

“Temos realizado atendimentos de forma humana, com um acolhimento diferenciado, com uma equipe coesa e dedicada. O resultado disso é Caém aparecer sempre nas primeiras colocações em importantes indicadores. Outro fato que tem contribuído com os avanços da Saúde de Caém é o apoio incondicional que a gestão municipal tem dispensado para que possamos desenvolver um trabalho de qualidade e excelência para a população”, salientou Antônio Carlos.

Previne Brasil

O Previne é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.

Indicadores

São sete os indicadores que integram os critérios do Programa Previne Brasil, e refletem a qualidade da assistência nas unidades básicas, assim como possibilita mais repasses de recursos através do Ministério da Saúde, são eles: consultas (1) e realização de exames para sífilis e HIV de gestantes (2); atendimento odontológico para gestantes (3); coleta de citopatológico na APS de mulheres (4); vacinação de crianças de um ano de idade contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (5); consultas de pessoas com hipertensão (6), e diabetes (7).

Boas Festas!

VÍDEOS