Barcelona retira medalhas concedidas a Francisco Franco

07 de outubro de 2019, 02:46

Os sócios do Barcelona votaram esmagadoramente pela retirada de medalhas concedidas a Francisco Franco, cancelando honrarias dadas pelo clube ao ex-ditador espanhol.

A diretoria do clube propôs retirar as medalhas em uma reunião em fevereiro e a mudança foi aprovada por 671 votos na assembleia geral anual neste domingo (6), com duas votações contra e sete abstenções.

Um ex-presidente do Barcelona, Josep Sunyol, foi morto durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), que resultou em 500 mil vítimas fatais. 

As medalhas a Franco haviam sido concedidas em 1951, 1971 e 1974.

O atual presidente, Josep Maria Bartomeu, disse antes da votação que o clube queria retirar as medalhas há tempos, mas faltava a documentação apropriada para fazê-lo.

“É verdade que isso está sendo feito tarde, mas antes tarde do que nunca”, disse ele. “Este também é um tributo aos nossos pais e avós que sofreram durante a ditadura.”

Franco governou o país o final da Guerra Civil até sua a morte em 1975.

No mês passado, a Suprema Corte da Espanha concedeu ao governo a permissão para exumar os restos mortais do ditador e removê-los do mausoléu do Estado em que ele foi enterrado.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS