Barcelona retira medalhas concedidas a Francisco Franco
07 de outubro de 2019, 02:46
Os sócios do Barcelona votaram esmagadoramente pela retirada de medalhas concedidas a Francisco Franco, cancelando honrarias dadas pelo clube ao ex-ditador espanhol.
A diretoria do clube propôs retirar as medalhas em uma reunião em fevereiro e a mudança foi aprovada por 671 votos na assembleia geral anual neste domingo (6), com duas votações contra e sete abstenções.
Um ex-presidente do Barcelona, Josep Sunyol, foi morto durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), que resultou em 500 mil vítimas fatais.
As medalhas a Franco haviam sido concedidas em 1951, 1971 e 1974.
O atual presidente, Josep Maria Bartomeu, disse antes da votação que o clube queria retirar as medalhas há tempos, mas faltava a documentação apropriada para fazê-lo.
“É verdade que isso está sendo feito tarde, mas antes tarde do que nunca”, disse ele. “Este também é um tributo aos nossos pais e avós que sofreram durante a ditadura.”
Franco governou o país o final da Guerra Civil até sua a morte em 1975.
No mês passado, a Suprema Corte da Espanha concedeu ao governo a permissão para exumar os restos mortais do ditador e removê-los do mausoléu do Estado em que ele foi enterrado.
Boas Festas!