Bahia: Santana recebe retroescavadeira pelo primeiro lugar no Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar

15 de agosto de 2020, 13:16

As demais colocações foram para Amargosa, Itiúba, Maraú, Santo Amaro, Serrinha, Brotas de Macaúbas e Conceição do Coité (Foto: SDR)

A Prefeitura Municipal de Santana, no Território Bacia do Rio Corrente, foi classificada em primeiro lugar no Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e recebeu, neste sábado (15), uma retroescavadeira como prêmio pelo destaque no desenvolvimento de atividades, ações, projetos e programas locais de fortalecimento da agricultura familiar, nos últimos três anos.

A ação foi lançada pela SDR, em 2019, com o intuito de incentivar as prefeituras de todo estado a realizarem ações para desenvolver o rural e fortalecer a agricultura familiar da Bahia. A primeira edição contou com a participação de 104 municípios e premiou as 10 prefeituras que mais pontuaram.

Dentre os itens avaliados estão a estrutura funcional da Secretaria Municipal de Agricultura ou secretaria equivalente, que presta serviços aos agricultores familiares; existência e funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS); produção e distribuição aos agricultores de mudas frutíferas e de palma forrageira; implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); e existência de Feira Municipal de Agricultura Familiar, destacada da feira tradicional.
Seguindo a ordem do ranking, o município São Desidério ficou em segundo lugar e Senhor do Bonfim, em terceiro, e receberão como prêmio um trator com implementos agrícolas e carreta com pipa de quatro mil litros e um trator com implementos, respectivamente.

As demais colocações foram para Amargosa, Itiúba, Maraú, Santo Amaro, Serrinha, Brotas de Macaúbas e Conceição do Coité, que receberão prêmios como veículo utilitário e de passageiros, motocicleta, notebook, impressora, datashow, aparelho GPS e tablet.

Para o secretário da SDR, Josias Gomes, a premiação, que está sendo concluída com a entrega do prêmio, vem para coroar a ideia que a SDR teve de estimular as prefeituras, além de reconhecer o esforço do município, que junto com o Governo do Estado, por meio da SDR, vêm promovendo ações de geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população: “Neste ano, a expectativa é que a gente consiga dobrar o número de prefeituras inscritas para que mais prefeitos tenham essa dedicação com a agricultura familiar. Parabéns aos que participaram da nossa primeira edição do prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar”.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS