Bahia: JMC Yamana Gold distribui 5 mil máscaras para mais de 12 comunidades rurais de Jacobina

28 de setembro de 2020, 15:14

Iniciativa foi retomada com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados com o novo coronavírus (Foto: JMC)

Preocupada com a flexibilização das medidas preventivas ao novo coronavírus, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental retomou a distribuição de máscaras de tecido na cidade de Jacobina. A iniciativa está sendo realizada, mais uma vez, em parceria com o Circo Marcos Frota. Cinco mil máscaras estão sendo distribuídas para mais de 12 comunidades rurais do município.

O uso da máscara ajuda na criação de uma barreira física que impede a proliferação do vírus, reduzindo assim o número de pessoas infectadas. Além disso, a máscara é uma importante aliada para a proteção da vida de todos, especialmente para aqueles que são dos grupos de risco. “É importante lembrar que as máscaras são eficazes com a combinação da limpeza frequente das mãos com água e sabão e com o uso do álcool em gel a 70%. Não se deve esquecer também de higienizar as máscaras, após o seu uso, com água e sabão”, lembra Leonardo Bonfim, Coordenador de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Comunidade da Yamana Gold.
Doações

Desde o início da pandemia já foram produzidas para a comunidade 14 mil máscaras de tecido, foram entregues mais de 1.600 cestas básicas e material de higiene como álcool em gel 70% e doação de kits de materiais infantis. Além disso, a criação de um fundo possibilitou a doação de dois mil testes rápidos para detecção do coronavírus, termômetro digital infravermelho, álcool em gel e líquido 70%, máscaras N95 e outros milhares de EPI´s para os profissionais da saúde.

Yamana Gold – A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.
Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental

Criado em 2012 pela Yamana, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.

O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS