Bahia é o estado do Nordeste com menor taxa de letalidade por coronavírus

20 de abril de 2020, 11:30

Doença é mais letal na Paraíba (12,3 por 1 milhão de habitantes), que lidera o ranking nacional (Foto: Reprodução)

A Bahia é o estado do Nordeste com menor taxa de letalidade pelo novo coronavírus (Covid-19), com 3,7 por 1 milhão de habitantes. A informação foi apresentada nesta segunda-feira (20) pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Segundo o levantamento, a doença é mais letal na Paraíba (12,3). Depois aparecem Alagoas (9,3), Pernambuco (8,8), Piauí (6,9), Sergipe (6,0), Ceará (5,7), Rio Grande do Norte (4,7) e Maranhão (4,0).

A taxa de mortalidade da Bahia, por sua vez, é de 3,0. Sergipe tem a menor taxa do Nordeste com 2,2, enquanto Pernambuco tem a pior taxa com 22,6.  Já na relação de casos confirmados, a Bahia está na 15ª posição, com coeficiente de 82,7 para 1 milhão de pessoas.

Em publicação no Twitter, Vilas-Boas comemorou o desempenho do estado. “A Bahia segue no esforço de contenção da #COVID19 . O esforço da nossa sociedade está sendo bem sucedido, mas  precisamos reduzir mais ainda”, escreveu.

Como aumentar a imunidade rapidamente 

Para aumentar a imunidade rapidamente deixando o corpo mais forte no combate aos agentes agressores deve-se:

Adotar bons hábitos de saúde, realizando atividade física, dormindo adequadamente e evitando situações de estresse;

Evitar o cigarro ou estar exposto ao cigarro;

Expor-se ao sol diariamente, de preferência até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas, sem protetor solar, para aumentar a produção de vitamina D no organismo;

Consumir alimentos saudáveis e manter uma dieta equilibrada, que inclua o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos ou produzidos em casa sem agrotóxicos;

Evitar ao máximo fast food e alimentos industrializados e comidas congeladas como pizzas e lasanhas, por exemplo, pois contém substâncias que promovem a inflamação do organismo;

Evitar tomar remédios sem orientação médica;

Beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias. 

Além disso, caso tenha alguma doença causada por vírus, como gripe, por exemplo, é importante evitar frequentar lugares públicos fechados, como shopping, teatros e cinemas, além de ser importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão, assim como evitar tocar os olhos, nariz e a boca com as mãos sujas. Dessa forma, é possível reduzir o risco de adquirir a doença e de haver o desenvolvimento de complicações, principalmente no caso da pessoa possuir o sistema imunológico mais fraco.

VÍDEOS